UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 19 de Outubro de 2019


PPGPI

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA PROPRIEDADE INTELECTUAL

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE


    Últimas Notícias

07/10/2019 EDITAL PPGPI/POSGRAP/UFS N° 03/2019 - Seleção de bolsista PNPD/CAPES - ...
07/10/2019 Banca de QUALIFICAÇÃO: RAMON SANTOS CARVALHO
07/10/2019 Banca de QUALIFICAÇÃO: RAMON SANTOS CARVALHO
03/10/2019 EDITAL PPGPI/POSGRAP/UFS N° 03/2019 - Seleção de bolsista PNPD/CAPES - ...

Apresentação do Departamento

Apresentação:    

      O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Propriedade Intelectual nasce de uma história de mais de 06 anos em atividades correlatas às de suas áreas, bem como, seu corpo docente é comprometido, antes mesmo do nascimento do Programa em ações a atitudes que trazem o crescimento e o desenvolvimento regional e local, além de atuarem conjuntamente em atividades de ensino, pesquisa e extensão articuladas dentro do CINTEC, Rede NIT-NE, CAPACITE, SIBRATEC, MITES e entre outros.

      Assim, a UFS inova com a criação de um curso de Mestrado e Doutorado Acadêmico em Propriedade Intelectual para a formação de novos recursos humanos, que poderão vir a atuar como docentes nas IES do Nordeste e também como agentes de desenvolvimento local e regional, agregando, junto a ele, os avanços e os estudos que, desde a implantação do CINTEC, vem acometendo na UFS nas ações que seu corpo docente atua nos diferentes âmbitos da área do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Propriedade Intelectual. O Curso de Mestrado e Doutorado Acadêmico em Ciência da Propriedade Intelectual da Universidade Federal de Sergipe tem conceito 4 na CAPES e conduz ao grau acadêmico de Mestre em Ciência da Propriedade Intelectual e Doutor em Ciência da Propriedade Intelectual.

Objetivo Geral:

      Oferecer ao aluno conteúdos que o habilitem a procurar a solução para problemas teóricos/práticos de base tecnológica e conhecimentos que lhe permitam promover a pesquisa e o ensino aplicados nas diversas áreas de atuação, levando para a academia e para a formação acadêmica a cultura da pesquisa da propriedade intelectual.

Perfil do Egresso:

      O PPGPI tem por objetivo, em um ambiente de pesquisa e de desenvolvimento de projetos em propriedade intelectual, formar acadêmicos aptos a empreenderem uma atuação profissional qualificada dirigida à  solução de problemas de base tecnológica.

     Após concluir o curso, espera-se que o egresso tenha adquirido uma postura crítica e investigativa perante as problemáticas relativas à propriedade intelectual e ao desenvolvimento regional, apresentando visão de gestão sobre os processos e modelos de desenvolvimento. A formação de pesquisador deve, ainda, capacitá-lo a aplicar os conhecimentos adquiridos em realidades regionais distintas e estimulando reflexões e estudos sobre os distintos contextos.

      A formação do egresso será orientada para que ele adquira a postura de pesquisador e busque fundamentação teórico-metodológica, para a compreensão da região e seus potenciais. O profissional deverá estar apto a atuar em organizações privadas ou públicas de pesquisa e planejamento tais como secretarias de planejamento e desenvolvimento, de forma a gerar diagnósticos regionais para fundamentar a ação de gestores.

      Espera-se, ainda, que eles sejam capazes de refletir e sistematizar o conhecimento acerca das variáveis que compõem o processo de desenvolvimento tecnológico, de maneira a fundamentar a ação de instituições públicas e privadas que atuam na região e de encontrar conceitos e paradigmas adequados à realidade regional.

      O egresso poderá assumir a docência em ensino superior, por ser capaz de mediar processos de ensino-aprendizagem acerca das temáticas que envolvem o curso, uma vez que possuirá o domínio teórico e metodológico para amparar e fundamentar as ações pedagógicas. Pela formação oferecida pelo curso, o egresso poderá atuar em cursos de graduação e de pós-graduação lato sensu na sua área de atuação ministrando disciplinas na área de formação do Mestrado com experiências na sua área de atuação, bem como atuar em atividades de pesquisa e extensão universitária.

 

Endereço: AV. Marechal Rondon s/n. Bairro Rosa Elze. São Cristóvão. Sergipe. CEP: 49100-000

Telefone: 3194-6376

Pólo de Gestão da UFS (Em frente à Agência do Banco do Brasil)

Chefia do Departamento:
Não informado
Telefone(s):
31946376(Secretaria)
Endereço Alternativo:
http://www.sigaa.ufs.br/sigaa/public/programa/portal.jsf?id=822

<< voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2019 - UFRN v3.5.16 -r8359-d3285c9c0