UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 24 de Agosto de 2019


PRORH

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RECURSOS HÍDRICOS

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE


    Últimas Notícias

17/05/2019 Banca de DEFESA: MÁRIO LEO DE OLIVEIRA RODRIGUES
25/04/2019 Palestra sobre Propriedade Intelectual
16/04/2019 Banca de DEFESA: ADRIANO MORAIS ARAUJO
04/04/2019 II Seminário Acadêmico do PRORH

Apresentação do Departamento

Na área de Recursos Hídricos as atividades da UFS iniciaram com o estabelecimento nos anos sessenta, do século XX, do Curso de Engenharia Civil, que atua principalmente em hidráulica e saneamento ambiental; do curso de Geografia, que trabalha com questões de climatologia e análise de bacias hidrográficas; em parceria com o Curso de Química, implantado desde a década de cinqüenta que estuda a qualidade da água. Na década de 90, as atividades se intensificaram com a criação do Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente, investigando questões pertinentes ao meio ambiente e do Curso de Engenharia Agronômica, que trabalha com Irrigação e conservação de água e solo. No atual século, ocorreu a sinergia com o Curso de Engenharia Florestal atuando com a educação e restauração ambiental.

Em parceria com a Superintendência de Recursos Hídricos de Sergipe (SRH-SE) a UFS elaborou e ofertou, em 2000 e 2001, o Curso de Especialização em Gestão de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, com carga horária de 420 horas e que formou trinta e quatro especialistas que atuam nos mais diversos setores. Concomitantemente, a UFS atuou no plano Estadual de Capacitação em Gestão de Recursos Hídricos, coletando informações de 71 instituições e 145 profissionais da área em questão resultando no estabelecimento das seguintes metas: formação técnica do quadro da SRH-SE, formação dos gestores do sistema, formação de quadros técnicos nas operadoras do sistema e usuários especiais e formação de quadros para controle social entre usuários e consumidores.

O Núcleo de Geologia da UFS em parceria com a Universidade Federal da Bahia ofertou um curso de Especialização à Distância em Recursos Hidricos, com financiamento do CT-HIDRO, entre 2003 e 2004. O Departamento de Engenharia Agronômica, em 2007 e 2008, em parceria com a SRH-SE e a Universidade de São Paulo (USP), por meio de financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ofertou um Curso de Aperfeiçoamento em Gestão de Recursos Hídricos voltado para profissionais das mais diversas áreas e para os integrantes dos comitês de bacias hidrográficas, formando 34 técnicos.

Encontra-se em andamento um Curso de Especialização em Gestão de Recursos Hídricos, parceria da UFS e SRH-SE, com financiamento do PROAGUA NACIONAL, que pretende formar 42 especialistas integrantes do Sistema Estadual de Recursos Hídricos.

No final de dezembro de 2008, a Universidade Federal de Sergipe aprovou o projeto intitulado “Águas do São Francisco”, que integra a Rede Nacional de Gestão de Recursos Hídricos, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Este trabalho tem parceria, ainda, com a Superintendência de Recursos Hídricos de Sergipe (SRH) e com o Comitê da Bacia hidrográfica do São Francisco (Câmara Consultiva Regional do Baixo São Francisco). Estão sendo ofertados, ao longo de 2009, 2010 e 2011, dez cursos para profissionais de nível superior, entre os quais: Gestão Avançada de Recursos Hídricos, Gestão Participativa de Bacias Hidrográficas, Eficiência de Uso de água na Agricultura, Hidrologia Aplicada, Dinâmica Fluvial e Sedimentometria.

 Esse breve histórico demonstra que a UFS vem atuando de forma significativa e sistemática na formação de recuros humanos ao nível de gradução e pós-graduação na área de Recursos Hídricos, sendo que pelo menos desde a segunga metade da década de 1990 com a participação direta de professores constantes na atual proposta. Nesse contexto, o Mestrado em Recursos Hídricos apresenta-se como um amadurecimento natural e necessário no processo de construção de profissionais e pesquisadores para atuar na área proposta.

Chefia do Departamento:
Não informado
Telefone(s):
31946378(Secretaria)
Endereço Alternativo:
Não informado

<< voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2019 - UFRN v3.5.16 -r8114-320291d4f