O Mestrado em Serviço Social da Universidade Federal de Sergipe, aprovado durante a 124a Reunião do Conselho Técnico Consultivo de Educação Superior (CTC/ES) da CAPES, em março/2011 e implantado no segundo semestre desse ano, tem por objetivos: 1) contribuir na formação de docentes, de pesquisadores e de assistentes sociais para o enfrentamento da questão social; 2) contribuir para a redução de desigualdades regionais na pesquisa, produção do conhecimento e formação de recursos humanos altamente qualificados; 3) formar profissionais capazes de lidar, de forma crítica, reflexiva e ética, no ensino e na pesquisa, com as diferentes expressões da questão social, que emergem enquanto demandas para a profissão, tendo consciência de sua inserção na divisão social do trabalho e na trama de relações sociais que compõe a sociedade.
É o primeiro curso de mestrado na área no estado atendendo uma demanda histórica de capacitação, inclusive com demanda de profissionais de outros estados do nordeste. Iniciou-se a partir da “Associação Temporária” com o Programa de Serviço Social da Universidade de Brasília (UNB), numa expressão da solidariedade entre um programa consolidado e outro iniciante.
A proposta do Mestrado em Serviço Social tem por base dois grandes complexos de questões. O primeiro deles diz respeito à concepção de profissão que vigora no atual projeto de formação acadêmica: a do Serviço Social inscrito na divisão sociotécnica do trabalho capitalista. Concepção que adota a contribuição da teoria crítica, como aporte privilegiado na compreensão da História Social. O segundo complexo de questões diz respeito à indissociável relação da dimensão investigativa com o trabalho dos assistentes sociais e as implicações ético-políticas dessa relação. A pesquisa e a produção de conhecimentos são instrumentos de trabalho capazes de fornecer dados que fundamentam propostas coerentes às demandas atendidas. A hegemonia desse referencial no interior de um debate acadêmico plural possibilitará a formação e valorização da competência crítica no trato das demandas do mercado de trabalho.
O corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFS possui qualificação teórica, técnica e política, com experiência acadêmica e profissional que coadunam para atenderem à proposta do mestrado.
Os egressos do Programa são profissionais que atuam, na maioria, no serviço público, e buscam na qualificação potencializar os serviços. Observa-se, contudo, um perfil que aponta para a dinâmica acadêmica, principalmente na produção do conhecimento, na inserção docente e na continuidade da capacitação por meio do doutoramento.
GESTÃO 2023-2025
COORDENADORA:
Prof.ª Dr.ª Catarina Nascimento de Oliveira
VICE-COORDENADORA:
Prof.ª Dr.ª Nelmires Ferreira da Silva
SECRETARIA:
Funcionário Terceirizado: Walter Luís Araújo dos Santos
E-mail: walterluis@academico.ufs.br
Horário de funcionamento:
Das 09:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00
Horário de atendimento ao público:
Terças-feiras e quintas-feiras: das 9:00 às 12:00 (manhã)
Segundas a sextas-feiras: das 14:00 às 18:00 (tarde)
LOCALIZAÇÃO:
Prédio da Administração Departamental I (Centro de Ciências Sociais Aplicadas - CCSA I)
Sala 60, 1º andar
Cidade Universitária Prof. José Aloísio de Campos
Av. Marechal Rondon, s/n
Bairro: Jardim Rosa Elze
CEP 49100-000
São Cristóvão/SE
Telefone: +55 (79) 3194-6357
E-mail: pross@academico.ufs.br
Facebook: Pross UFS
Instagram: @pross.ufs
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2023 - UFRN v3.5.16 -r18721-cde83bf194