UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 19 de Outubro de 2021


PRODIR

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE


    Últimas Notícias

15/10/2021 Vamos debater sobre imaginação e realidade nos estudos da política
07/10/2021 live: O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
06/10/2021 Boletim n° 09 dos Observatórios Sociais da UFS
05/10/2021 Evento virtual - Ativismo judicial e limites constitucionais

Apresentação do Departamento

O Programa de Pós-Graduação em Direito (PRODIR) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) criado em 18 de junho de 2010, através da Resolução nº 45/2010 do CONEPE (Conselho do Ensino, da Pesquisa e da Extensão da Universidade Federal de Sergipe - UFS), iniciou suas atividades acadêmicas em 01/08/2011. Assim, o Curso de Mestrado em Direito da Universidade Federal de Sergipe foi pioneiro no Estado, pois até o início de suas atividades apenas existiam cursos de especializações e pós-graduações "lato sensu" oferecidos pelas demais instituições de ensino superior de Sergipe. 

 

 

 

 

Desde sua criação, o Programa de Pós-Graduação em Direito (PRODIR) atraiu profissionais e acadêmicos do Direito em busca de melhor qualificação acadêmica. Com efeito, a aprovação do Programa pela CAPES e a subsequente inauguração do Curso de Mestrado em Direito da UFS, foi festejado pela sociedade, pela comunidade acadêmica e, sobretudo, pelos profissionais e estudiosos na área jurídica.

 

É visível como o Programa cresceu e vem se consolidando desde sua criação. A procura pelo Curso vem crescendo exponencialmente, o que se comprova pelo aumento de candidatos postulantes no processo seletivo, vale dizer que no último edital de seleção foram 276 candidatos inscritos. Além disso, a inserção dos docentes e discentes em projetos de pesquisa e a produção intelectual crescente são indicadores deste processo de consolidação  e amadurecimento do Curso.

 

Nesta direção de fortalecimento de alianças colaborativas, o Programa de Pós-Graduação em Direito (PRODIR) da UFS tem contado, com o apoio de instituições parceiras na realização de seus eventos acadêmicos, recebendo ainda incentivo financeiro do CNPq e da FAPITEC/SE como mecanismo de apoio e fomento à pesquisa e à formação de recursos humanos.

 

O Curso de Mestrado estrutura-se a partir da área de concentração "A Constitucionalização do Direito", destacando a importância do prisma constitucional para o estudo das demais áreas do Direito, em razão da força normativa da Constituição e de suas disposições, com reflexos irradiados aos demais ramos do ordenamento jurídico. As Linhas de Pesquisa foram elaboradas visando desenvolver temas afetos à área estruturante, com a devida correlação com as principais questões discutidas no Direito contemporâneo.

 

Sobressaem-se dentre os objetivos do Curso, a formação de quadros para a pesquisa em Direito e a qualificação de docentes para a área jurídica. Essas atividades moldam-se, igualmente, pela necessidade de acompanhar as transformações sociais e seus reflexos no campo da pesquisa jurídica. Reforçando-se, assim, o compromisso da Universidade Pública e do Programa de Mestrado "stricto sensu" com a habilitação de seus egressos para a pesquisa, a docência e o exercício profissional nas demais carreiras jurídicas, com vistas à defesa e à consolidação da democracia, nos termos propugnados pela Constituição da República.

 


Horário de funcionamento*:

Segundas-feiras a Sextas-ferias das 09h às 12h / 13h às 18h.

Atendimento ao público*: via e-mail institucional

*Durante atividades/atendimento remoto

Bolsistas do Programa:

Andressa Rita Alves, Bruna Dias, Danilo Rabelo, Liliane de Brito, Nátalia Nunes, Vicória Cruz, Yuri Matheus. 

(BOLSAS DE ESTUDO DO PROGRAMA DEMANDA SOCIAL/CAPES)

Coordenadora: Profª. Drª. Luciana de Aboim Machado (lucianags.adv@uol.com.br)

Coordenador Adjunto: Prof. Dr. Henrique Ribeiro Carodoso (henrique@mpse.mp.br) 

Secretária: Nayara Rocha  


Localização: Departamental CCSA 02, sala 7, térreo, Cidade Universitária Professor José Aloísio de Campos. Avenida Marechal Rondon, s/n. Bairro Jardim Rosa Elze. CEP 49.100-000. São Cristóvão/SE.


Chefia do Departamento:
Não informado
Telefone(s):
31946349(Coordenação / Secretaria)
Endereço Alternativo:
Não informado

<< voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2021 - UFRN v3.5.16 -r16195-0a1b49f723