Desde sua criação, o Programa de Pós-Graduação em Direito (PRODIR) atraiu profissionais e acadêmicos do Direito em busca de melhor qualificação acadêmica. Com efeito, a aprovação do Programa pela CAPES e a subsequente inauguração do Curso de Mestrado em Direito da UFS, foi festejado pela sociedade, pela comunidade acadêmica e, sobretudo, pelos profissionais e estudiosos na área jurídica.
É visível como o Programa cresceu e vem se consolidando desde sua criação. A procura pelo Curso vem crescendo exponencialmente, o que se comprova pelo aumento de candidatos postulantes no processo seletivo, vale dizer que no último edital de seleção foram 276 candidatos inscritos. Além disso, a inserção dos docentes e discentes em projetos de pesquisa e a produção intelectual crescente são indicadores deste processo de consolidação e amadurecimento do Curso.
Nesta direção de fortalecimento de alianças colaborativas, o Programa de Pós-Graduação em Direito (PRODIR) da UFS tem contado, com o apoio de instituições parceiras na realização de seus eventos acadêmicos, recebendo ainda incentivo financeiro do CNPq e da FAPITEC/SE como mecanismo de apoio e fomento à pesquisa e à formação de recursos humanos.
O Curso de Mestrado estrutura-se a partir da área de concentração "A Constitucionalização do Direito", destacando a importância do prisma constitucional para o estudo das demais áreas do Direito, em razão da força normativa da Constituição e de suas disposições, com reflexos irradiados aos demais ramos do ordenamento jurídico. As Linhas de Pesquisa foram elaboradas visando desenvolver temas afetos à área estruturante, com a devida correlação com as principais questões discutidas no Direito contemporâneo.
Sobressaem-se dentre os objetivos do Curso, a formação de quadros para a pesquisa em Direito e a qualificação de docentes para a área jurídica. Essas atividades moldam-se, igualmente, pela necessidade de acompanhar as transformações sociais e seus reflexos no campo da pesquisa jurídica. Reforçando-se, assim, o compromisso da Universidade Pública e do Programa de Mestrado "stricto sensu" com a habilitação de seus egressos para a pesquisa, a docência e o exercício profissional nas demais carreiras jurídicas, com vistas à defesa e à consolidação da democracia, nos termos propugnados pela Constituição da República.
O curso de mestrado em Direito possui uma carga horária de 480 horas e duração de 2 anos. A seleção é anual, ocorrem no segundo semestre do ano, e para se inscrever é preciso ter curso de graduação concluído em Direito e apresentar projeto de pesquisa conforme orientações do edital de seleção e ter o currículo atualizado na Plataforma Lattes. Verificar aba "Processo Seletivo" para acessar últimos editais e obter maiores informações.
O PRODIR tem como área de concentração “Constitucionalização do Direito”. As linhas de pesquisa do curso são:
As aulas do mestrado são presenciais e ofertadas no turno da tarde e noite noturno.
Para esclarecer dúvidas, os canais de comunicação com o PRODIR são: prodir@academico.ufs.br / @prodir_ufs / 79 99645-4251
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2023 - UFRN v3.5.16 -r18721-cde83bf194