UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 19 de Dezembro de 2018


DAVD

DEPARTAMENTO DE ARTES VISUAIS E DESIGN

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE


    Últimas Notícias

18/11/2014 ENADE - ARTES VISUAIS - 2014

Apresentação do Departamento

Em 23 de setembro de 2013 o NADE - Núcleo de Artes e Design (criado em 19 de maio de 2010, Portaria nº 1125) torna-se Departamento de Artes Visuais de Design - DAVD da Universidade Federal de Sergipe, a partir da Resolução nº 46/2013/CONSU, com a proposição de manter o curso de graduação em Artes Visuais - Licenciatura e o curso de graduação em Design - Bacharelado.

 

 

Artes Visuais Licenciatura

 

Conforme a Lei nº. 9.394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no artigo 26, parágrafo 2º desta lei, pode-se ler:

 

  “O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos”.

 

 Atendendo ao que determina a referida lei, o curso de Licenciatura em Artes Visuais, tem por principal finalidade, formar uma parcela dos professores que atuarão na Educação Básica.

 

 Como é de conhecimento corrente, a Educação Básica é composta pela Educação Infantil (primeira etapa da Educação Básica, destinada a criança de zero a seis anos de idade), pelo Ensino Fundamental (com duração mínima de oito anos) e do Ensino Médio (etapa final da Educação Básica, com duração mínima de três anos).

 

 Ao tempo em que também se propõe a instrumentalizar os alunos para a compreensão do conjunto de linguagens afeitas a área de conhecimento de Artes, em especial das Artes Visuais.

 

As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Artes Visuais, bacharelado e licenciatura, em seu artigo 3º, estabelecem que:

 

O curso de graduação em Artes Visuais deve ensejar como perfil do formando, capacitação para a produção, a pesquisa, a crítica e o ensino das Artes Visuais, visando contemplar o desenvolvimento da percepção, da reflexão e do potencial criativo, dentro da especificidade do pensamento visual, de modo a privilegiar a apropriação do pensamento reflexivo, da sensibilidade artística, da utilização de técnicas e procedimentos tradicionais e experimentais, e da sensibilidade estética através do conhecimento de estilos, tendências, obras e outras criações visuais, revelando habilidades e aptidões indispensáveis à atuação profissional na sociedade, nas dimensões artísticas, culturais, sociais, científicas e tecnológicas, inerentes à área das Artes Visuais.

 

 

 

Bacharelado em Design



O Curso de Graduação em Design Bacharelado - Habilitação Design Gráfico da UFS, tem como objetivo geral de formar profissionais criativos e habilitados para a concepção, projetação e acompanhamento da produção de objetos gráficos a serem produzidos pelos diversos meios tecnológicos digitais, industriais e/ou artesanais, que estabeleçam alguma forma de interface com o ser humano, do ponto de vista de sua utilização prática, estética e simbólica.

 

 O Curso busca propiciar uma formação de caráter analítico, estético, estratégico, propositivo, técnico e criativo, o que qualifica e amplia a formação do aluno e o seu espectro profissional.

Chefia do Departamento:
LUIS AMERICO SILVA BONFIM
OTAVIO LUIZ CABRAL FERREIRA
Telefone(s):
31946925(Coordenação / Secretaria)
Endereço Alternativo:
Não informado

<< voltar

SIGAA | Núcleo de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2018 - UFRN v3.5.16 -r5514-54ec4edd9