O Fonoaudiólogo é o profissional que atua na promoção da saúde da comunicação humana, nos aspectos relacionados ao sistema sensoriomotororal, à linguagem oral e escrita, voz, fala, fluência e audição. Ele presta serviços de diagnóstico, orientação e tratamento, atendendo desde o recém-nascido até a terceira idade. Possui, ainda, um papel significativo na manutenção da saúde e da qualidade de vida, uma vez que a comunicação permeia todas as relações humanas, contribui para a integridade emocional, propicia a aprendizagem e a participação social.
O propósito fundamental da Universidade Federal de Sergipe é a formação de profissionais cidadãos, a produção, difusão e conservação de conhecimentos de forma interativa com a sociedade. Tal postura implica na formação de um profissional apto para atuar eticamente e dentro de princípios científico-filosóficos, no fomento e na produção de conhecimentos que respondam às exigências contemporâneas e regionais.
Nesse sentido, o Curso de Fonoaudiologia da UFS objetiva a formação de um profissional generalista, capaz de participar efetivamente da promoção da saúde nos processos da comunicação humana.
Como agente de transformação social, crítico e competente, o egresso estará preparado para integrar equipes multiprofissionais e aplicar seus conhecimentos clínico-terapêuticos, de forma humanitária e inovadora, centrado em preceitos científicos e éticos, integrado com os demais profissionais e instâncias do SUS.
Espera-se que o fonoaudiólogo, egresso do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Sergipe, seja capaz de:
I. Reconhecer o processo saúde-doença, seus determinantes sociais, interpretar, analisar e produzir informações epidemiológicas, evidências clínicas e sociais, que orientem as práticas profissionais integrando conhecimentos sobre aspectos físicos, psíquicos, linguísticos, culturais e sociais do ser humano.
II. Reconhecer, diferenciar, utilizar e integrar conhecimentos e atitudes nos vários tipos de atuação em Fonoaudiologia: linguagem oral e escrita, motricidade orofacial, voz e audição.
III. Identificar a Fonoaudiologia como área que busca estabelecer os limites de seu saber, o que implica na interlocução e apropriação de conhecimentos de outras áreas afins.
IV. Compreender a atividade fonoaudiológica em todas as suas áreas de atuação, como instrumento de integração e ação do homem em seu meio, atuando a partir de ações preventivas, de promoção e proteção à saúde, e interventivas, como diagnóstico e reabilitação, tanto em nível individual quanto coletivo.
V. Apoiar-se nos preceitos científicos e éticos, integrado com os demais profissionais e instâncias do SUS.
VI. Compreender a Atenção Básica à Saúde com papel ordenadora do cuidado no sistema de saúde, suas interlocuções com outros núcleos de saberes e setores da sociedade, ferramentas de análise de situação de saúde, planejamento de intervenções e cuidado sob a ótica da clínica ampliada e apoio matricial.
VII. Aplicar os diferentes métodos utilizados em Fonoaudiologia, assim como a situação histórica em que foram produzidos, correlacionando-os com as principais correntes do pensamento científico e intelectual contemporâneo.
VIII. Colaborar e promover o desenvolvimento de novos métodos e/ou pesquisas que contribuam no saber fonoaudiológico, tomando ciência a partir da investigação dos trabalhos acadêmicos e científicos.
IX. Diferenciar as alterações fonoaudiológicas a receber intervenção terapêutica, adequando-a à situação de cada indivíduo, independente da raça, sexo, credo e situação social, assegurando a integralidade de assistência em todos os níveis do sistema de saúde.
X. Avaliar, diagnosticar e elaborar propostas de tratamento, aplicar técnicas com precisão, verificar a eficácia do tratamento, encaminhar e dar alta, quando necessário.
XI. Participar de equipes multidisciplinares favorecendo a melhor compreensão do paciente, famílias e comunidades, dos serviços e melhorando a atuação junto à coletividade.
XII. Compreender o processo de reabilitação da pessoa com deficiência a partir do paradigma da inclusão social com habilidade para aplicar ferramentas da de modo que o processo de reabilitação não se encerre no ato da terapia e se lance permanentemente um olhar para o sujeito, família e comunidade.
XIII. Planejar e desenvolver ações de promoção à saúde e prevenção de riscos e agravos nos diversos contextos de saúde comunitária.
XIV. Propor e atuar em programas e projetos de aperfeiçoamento da comunicação humana, de forma coletiva e individual.
XV. Atuar nos âmbitos do SUS, Clínico Autônomo, Institucional, Empresarial e Escolar, assegurando a realização dos serviços com responsabilidade ético-político-social.
XVI. Atuar com raciocínio crítico, autonomia pessoal e intelectual e buscar respostas de forma ética, procurando fornecer soluções às pessoas e serviços envolvidos, no mais alto nível de qualidade profissional.
XVII. Trabalhar de modo a tomar decisões fundamentadas em evidências científicas, na eficácia do procedimento e na determinação da relação custo-benefício dos procedimentos.
XVIII. Atuar com liderança, iniciativa, compromisso, responsabilidade, empatia, adequada comunicação (verbal, não-verbal e de leitura e escrita) e gerenciamento, de forma efetiva, buscando a validação de resultados.
XIX. Utilizar, acompanhar e incorporar procedimentos com embasamento técnico-científico em toda a sua atividade, ciente da dinamicidade dos conhecimentos e das práticas fonoaudiológicas.
XX. Compreender que a sua prática pode ser aprimorada a partir do conhecimento refletido diante dos problemas do cotidiano do trabalho ou por meio de cursos de extensão, aprimoramento e especialização ou pós-graduação.
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