UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 19 de Outubro de 2021

PPGS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE


    Últimas Notícias

05/10/2021 Livro “Olhares sobre a Justiça Restaurativa" foi organizado pelo discente João ...
29/09/2021 Banca de QUALIFICAÇÃO: NELSON SANTANA SANTOS
15/09/2021 Banca de QUALIFICAÇÃO: NELSON SANTANA SANTOS
27/08/2021 Banca de DEFESA: VICTOR HUGO ANDRADE ALVES

Apresentação do Departamento

Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) é um dos programas mais recentes da região nordeste. Ele foi criado em 1987 e em 2002 ocorreu a sua reformulação, ocasião em que o então Mestrado em Ciências sociais se transmudou em Mestrado em Sociologia. Em 2006 o programa fez um ajustamento de sua proposta às suas reais potencialidades, reformulando suas linhas de pesquisa e redistribuindo os professores entre elas. Os efeitos dessa reformulação fortaleceram o Programa na área disciplinar e em 2008 criamos o doutorado em Sociologia, tornando-se um dos jovens programas que é referência na região, sobretudo por aliar um grupo sênior com qualificada produção e reconhecida inserção nacional e internacional, com um grupo jovem de recém-doutores altamente ativos e produtivos. No decorrer de sua breve história o Programa demonstrou um forte equilíbrio entre a experiência e inovação, o que lhe trouxe um dinamismo com fortes e positivas ressonâncias acadêmicas que resultou numa perceptível melhora geral do Programa. Dessa forma, o PPGS tem tido um papel importante não apenas na consolidação das pesquisas na área da Sociologia e Ciências Sociais no Estado, como também na formação de quadros especializados capazes de intervir de forma crítica e criativa na nossa realidade social. Esse foi, certamente, um dos fatores que explicam o crescimento da demanda pelos cursos ofertados pelo PPGS e o crescimento das avaliações da CAPES, a qual avaliou os cursos ofertados pelo Programa (mestrado e doutorado em sociologia) com o conceito 5, que premia os programas de pós-graduação consolidados.


Objetivos

O PPGS/UFS vem se consolidando através da produção de conhecimento em alto nível para a formação de recursos humanos pós-graduados, mediante dois eixos centrais: por um lado, a promoção e o desenvolvimento de atividades acadêmicas e científicas destinadas à formação de pesquisadores de alto nível em Sociologia; por outro, a aglutinação de docentes com comprovada capacidade intelectual e produtiva, os quais se alternam no exercício do ensino e da pesquisa.

Ele tem por objetivos específicos:
- formar pessoal qualificado em nível de Mestrado e Doutorado para o exercício das atividades de pesquisa e de ensino;
- promover a capacitação de cientistas sociais para atuarem junto a instituições públicas ou privadas, assim como em setores da sociedade civil que demandem serviços na área;
- estimular o desenvolvimento de módulos integrados de ensino, pesquisa e extensão, com base nas temáticas constantes das linhas de pesquisa em vigor, e,
- incentivar atividades integradoras da pós-graduação e da graduação que acarretem a melhoria do ensino da Sociologia e das Ciências Sociais em todos os níveis.

 

Tais atividades encontram-se associadas à rotina do curso de pós-graduação, pautada principalmente na oferta de disciplinas obrigatórias e optativas, cujos conteúdos procuram dar conta de temáticas clássicas e, especialmente, das discussões contemporâneas realizadas pela Sociologia. Cabe destacar que todas as atividades desenvolvidas orientam-se pelas interfaces entre professores e alunos de ME e DO, programas de outras universidades do país e do exterior e intercâmbios, professores visitantes e participantes externos, e também com alunos de graduação e bolsistas de Iniciação Científica. 

 

O PPGS tem ainda o compromisso de promover atividades de caráter científico-culturais, tais como seminários, encontros, ciclo de palestras, mesas redondas e conferências destinadas a divulgar o andamento e resultados das pesquisas realizadas em seu âmbito, sem prescindir do intercâmbio com outras instituições de ensino superior, programas de pós-graduação e núcleos de pesquisa no Brasil e no Exterior, com o firme propósito de aprofundar o fluxo de ideias sobre os conhecimentos produzidos.

 

Linhas de Pesquisa

1. Cidades, Patrimônio e Turismo

Com foco nas cidades contemporâneas, a linha objetiva o estudo das culturas urbanas, das formas de sociabilidades e práticas de consumo, associadas aos processos de gentrification, de patrimonialização e turistificação. Com  foco analítico que estimula o diálogo interdisciplinar entre a matriz sociológica e outras áreas do conhecimento, a Linha aborda os estudos sobre o patrimônio cultural material e imaterial; os processos formadores de narrativas urbanas e de disputas discursivas culturais; e as políticas urbanas que combinam formas de consumo e de desenvolvimento econômico.

Docentes: Prof. Dr. Carlos Fortuna; Prof. Dr. Marcelo Alário Ennes; Profª. Drª Mariana Selister Gomes; Prof. Dr. Rogerio Proença Leite.

 

2. Sociologia da Economia, do Desenvolvimento e da Técnica / Economic, Development and Technique Sociology

 

Com foco na economia, no desenvolvimento e na técnica, a linha objetiva o estudo dos fenômenos econômicos, do desenvolvimento e da relação entre ciência e técnica. Com foco analítico na sociologia sem deixar de dialogar com outras áreas do conhecimento, a Linha aborda os estudos sobre o mercado, o desenvolvimento, a ciência e a técnica pela gênese, trajetórias, transformações e consequências a partir dos atores e de suas instituições, das disputas narrativas e das ferramentas político-culturais. Os estudos desta linha enfocam as teorias da sociologia para explicar os desafios colocados pelos avanços científicos, por novas tecnologias, pelo surgimento de novos mercados e as suas formas de valoração e avaliação, pelas políticas para o meio-ambiente e pelas disputas em torno da ideia de desenvolvimento.

 Docentes: Prof. Dr. Antony Peter Mueller; Prof. Dr. Franz Josef Brüseke; Prof. Drª Marina de Souza Sartore; Prof. Drª Tânia Elias Magno da Silva;

3. Itinerários Intelectuais, Profissão e Mercado de Trabalho;

Esta linha de pesquisa envolve estudos que buscam compreender as relações entre conhecimento e sociedade com base em investigações das condições e dos processos sociais de produção de conhecimento e de formação dos saberes em suas diversas formas (intelectual, artística, cultural, científica, etc.) e do desenvolvimento do sistema de ensino e da educação superior, dos grupos profissionais e do mercado de trabalho. Ela contempla três eixos temáticos: a) Produção do Conhecimento, Sociologia dos Intelectuais e Pensamento Social Brasileiro; b) Processos de Formação dos Grupos Profissionais; Papel dos Títulos Acadêmicos e dos saberes tanto nas profissões e carreiras legitimadas e já consolidadas (sociologia, medicina, direito, engenharia, etc.), quanto naqueles novos ofícios ou nos pouco institucionalizados e com fraca credibilidade social; c) Forma de Organização e Dinâmica do Mundo do Trabalho, considerando as transformações recentes, os conflitos por postos e as disputas associadas a este processo, especialmente aquelas que envolvem o ensino de sociologia e os agentes envolvidos na relação trabalho e emprego.

 

Docentes: Prof. Drª Fernanda Rios Petrarca; Prof. Drª Tânia Elias Magno da Silva; Prof. Dr. Rogério Proença Leite; Profª Drª Vilma Soares de Lima Barbosa; Prof. Dr. Ivan Fontes Barbosa;

 

4. Instituições, Movimentos Sociais e Políticas Públicas;

Essa linha de pesquisa desenvolve estudos e investigações relacionadas aos atuais avanços e possibilidades analíticas disponíveis para o estudo da política nas sociedades contemporâneas. Como parte do campo da sociologia política ela está centrada no exame de instituições, movimentos sociais e políticas públicas. Isso envolve um conjunto diversificado de temáticas: Ordenamento Jurídico e Instituições Estatais de Controle; Instituições Políticas Comparadas e Política Internacional; Estado e Administração Pública; Formas de Participação Política, Movimentos Sociais e Contestação Internacional; Reivindicações por Direitos e Lutas Pela Defesa de Causas Públicas; Grupos Dirigentes, Partidos Políticos e Políticas Públicas. As investigações e análises priorizam as articulações e comparações entre as dimensões locais, nacionais e internacionais com vistas a dar conta das particularidades e regularidades do caso brasileiro e de suas relações com diversas experiências internacionais.

Docentes: Prof. Drª Fernanda Rios Petrarca; Prof. Dr. Frank  Nilton Marcon; Prof. Dr. Júlio César C. Rodriguez; Prof. Dr. Paulo Sérgio da Costa Neves; Prof. Dr. Wilson José F. de Oliveira; Prof. Dr. Ivan Fontes Barbosa; Prof. Dr. Petrônio José Domingues.


 5. Minorias Sociais: Diferença, Desigualdade e Conflitos Sociais.

Partindo das discussões e problemáticas da sociologia da dominação e da desigualdade a linha tem por objetivo analisar as condições, mecanismos e processos de definição social, política e cultural de categorias e de grupos excluídos e estigmatizados. Com diferentes olhares teóricos e múltiplos recortes empíricos, a linha objetiva a reflexão crítica e a produção de conhecimento sobre cidadania e direitos humanos, desigualdade e diferença, corpo e consumo cultural, processos identitários e poder, estilos de vida, violência, gênero, sexualidade, raça/etnia, migrações, juventude, entre outras.

Docentes: Professors: Prof. Dr. Frank Nilton Marcon; Prof. Dr. Marcelo Alario Ennes; Profª. Drª. Mariana Selister Gomes; Prof. Dr. Paulo Sérgio da Costa Neves; Prof. Dr. Wilson José F. de Oliveira; Prof. Dr. Petrônio José Domingues. 

Quadro Administrativo

- Assistente em Administração: Dayanne Santos Silva

 

Endereço

Cidade Universitária Prof. José Aloísio de Campos
Av. Marechal Rondon s/n, Bairro Jardim Rosa Elze
Prédio da Didática II, Pavimento Superior
São Cristóvão – SE - CEP: 49100-000

 

Localização: Didática 2, 1º andar

 

Contatos:

Telefone 079 3194 6792

E-mail secretaria: ppgs@academico.ufs.br

E-mail coordenação: coordenacaoppgs@academico.ufs.br

 

 

Horário de atendimento da coordenação: Terça no período da tarde e quarta no período da manhã

Sociologia da Economia, do Desenvolvimento e da Técnica
Chefia do Departamento:
Não informado
Telefone(s):
31946792(Secretaria)
Endereço Alternativo:
http://ppgs.ufs.br/

<< voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2021 - UFRN v3.5.16 -r16195-0a1b49f723