UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 17 de Junho de 2019

PPGQ

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE


    Últimas Notícias

13/06/2019 gabarito do processo seletivo 2019.2
03/06/2019 homologação FINAL do processo seletivo 2019.2
29/05/2019 EDITAL DE SELEÇÃO PNPD/PPGQ/UFS 01/2019 – PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO ...
27/05/2019 homologação PARCIAL do processo seletivo 2019.2

Apresentação do Departamento

O curso de Mestrado e Doutorado em Química visa possibilitar ao portador de diploma de terceiro grau, condições de desenvolver estudos de natureza científica e tecnológica para o domínio dos instrumentos conceituais e metodológicos interdisciplinares que integram a área de química, qualificando-o à docência, à pesquisa e ao exercício profissional especializado.


O Programa de Pós-Graduação em química - PPGQ se propõe a ter um caráter interdisciplinar que proporcione aos alunos conhecimentos, habilidades e experiência em pesquisa, para contribuir efetivamente com o desenvolvimento científico e tecnológico da região e do país.

Filosofia do PPGQ

A formação profissional em todos os níveis do mundo contemporâneo demanda um indivíduo com uma visão integrada da ciência, aliado a um profundo conhecimento de sua especialidade. É preciso refletir par ao fato de que o perfil do cientista contemporâneo comporta uma formação interdisciplinar, especialmente porque os desafios científicos do nosso tempo não possuem soluções óbvias.

A Química é considerada a área do saber ligada à geração e aplicação do conhecimento, que relaciona a composição, a estrutura e o processamento da matéria com suas propriedades e usos. A atividade de pesquisa e produção em Química deve fornecer para as pessoas instrumentos de melhoria da qualidade de vida, em maior harmonia com o ambiente.



Objetivos

- Objetivo Geral

O curso de Mestrado e Doutorado possibilitará ao portador de diploma de terceiro grau, condições de desenvolver estudos de natureza científica e tecnológica para o domínio dos instrumentos conceituais e metodológicos multidisciplinares que integram a área de química, qualificando-o à docência, à pesquisa e ao exercício profissional especializado.

- Objetivos Específicos

1. Formar profissionais para suprir a demanda nos centros de pesquisa ligados às indústrias do nordeste;
2. Interagir com as indústrias da região participando da realização de pesquisa básica e tecnológica;
3. Melhorar o nível de qualificação dos docentes do segundo e terceiro graus de diferentes órgãos de ensino da região;
4. Desenvolver programas de transferência de conhecimento na tríade ciência, tecnologia e sociedade;
5. Desenvolver projetos de pesquisa em síntese e caracterização de compostos;
6. Desenvolver projetos de pesquisa em métodos de análise química e meio ambiente;
7. Desenvolver projetos de pesquisa em síntese e optimização de materiais.


Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Sergipe (UFS), o único do estado de Sergipe, deu inicio a suas atividades em 2003. 

Desde sua criação, 144 mestres já foram formados até novembro de 2015. Atualmente, o Programa conta com 41 estudantes matriculados com entrada entre 2012 e 2014, sendo que desde 2009 houve uma ampliação da oferta para 50 vagas anualmente, e, dos 58 candidatos inscritos na seleção de 2015-1 e 2015.2 , tivemos 20 aprovações. Com o doutorado instituído esse ano, tivemos nos dois semestres 28 inscritos, e 13 aprovados.
Nota-se um crescente aumento de alunos interessados em cursar o Mestrado acadêmico na área de Química, comparativamente aos 5 alunos matriculados no inicio do curso, em 2003. E esses números devem aumentar com a aprovação do curso de doutorado. Ademais, já existe uma demanda de mestres a espera do inicio do curso de doutorado. Ressalta-se um crescente interesse pelas linhas de pesquisa do Programa que vem atraindo candidatos de outros estados, tais como Bahia, Pernambuco e Alagoas.
O destino principal dos egressos do programa (cerca de 50%) é para cursar doutorado em instituições com conceito 5, 6 e 7. Cita-se Instituto de Química da UFBa, Departamento de Química Fundamental da UFPE, Instituto de Química de Araraquara/UNESP, Departamento de Química da UFSCar, Instituto de Química da USP de São Carlos e Instituto de Química da UNICAMP.
Outra parte dos alunos que concluíram o mestrado são docentes do estado de Sergipe. Fazem parte da rede federal de ensino 19% e da rede estadual 17%. Um percentual de 3% dos nossos egressos, os quais já concluíram seus doutoramentos, foram contratados nos últimos anos como docentes do Departamento de Química da UFS, do campus de São Cristovão e do Departamento de Química do Campus de Itabaiana.
Mas a rede estadual de ensino de Sergipe ainda é bem carente de qualificação do seu quadro docente. Com 236 docentes de Química no ensino médio, a totalidade dos docentes necessitam de qualificação em nível de doutorado.

 

 

 

 

 

 

 


COORDENADOR: Prof. Dr. Ricardo Oliveira Freire

VICE-COORDENADOR: Prof. Dr. Nivan Bezerra da Costa Júnior

Telefone: +55 79 31947049

 

 


Secretaria

Horário de funcionamento:

Das 07:00 às 12:00 e das 13:00 às 18:00
Horário de atendimento ao público:
Das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00


Secretário(a):

Helder Rodrigues dos Santos

Valdirene Prudente Santana
  


Base legal: 
 RESOLUÇÃO Nº 31/2017/CONEPE
 

Localização:
Prédio da Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia - CCET 
Sala PPGQ - Programa de Pós-Graduação em Química
Cidade Universitária Prof. José Aloísio de Campos 
Av. Marechal Rondon, s/n
Bairro: Jardim Rosa Elze
CEP 49100-000
São Cristóvão/SE
Telefone: +55 79 31946651
email: ppgq@ufs.br

 

Chefia do Departamento:
Não informado
Telefone(s):
31946651(Coordenação / Secretaria)
Endereço Alternativo:
Não informado

<< voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2019 - UFRN v3.5.16 -r7485-bf48e7c31