UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 21 de Setembro de 2017


PROMAT

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMATICA

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE


    Últimas Notícias

28/07/2017 RESULTADO FINAL DA PROVA DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA PROMAT 2017/1
14/06/2017 Resultado Final (Processo Seletivo PROMAT 2017-2)
09/06/2017 Resultado de todas as etapas com pontuação
05/06/2017 Resultado da Avaliação de Currículo - Edital 03.2017 PROMAT Seleção 2017/2

Apresentação do Departamento

 

O Programa de Pós-Graduação em Matemática foi aprovado no âmbito da UFS, em associação temporária com o Programa de Pós-Graduação em Matemática da Universidade Federal de Pernambuco, pela Resolução Nº 42/2010/CONEPE, de 18 de junho de 2010, ficando inicialmente responsável pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Matemática, que foi recomendado pelo Comitê Técnico Cientifico da CAPES na reunião do dia 22/10/2010.
Desde sua criação foram formados 28 mestres em Matemática na Universidade Federal de Sergipe. O perfil do egresso, que está dividido entre estudantes de Doutorado em Matemática e Professores de IES do Estado de Sergipe e região, vem contribuindo para a melhoria da educação nesta área do saber.  Sendo atualmente o único programa de pós-graduação em matemática do estado de Sergipe, a implantação do PROMAT constituiu uma iniciativa importante para este estado, que possui atualmente cerca de 2 milhões e 200 mil habitantes, além de vários municípios localizados nas suas proximidades. Desde a criação do PROMAT em 2011, foram formados 28 mestres em Matemática. O perfil do egresso, que está dividido entre estudantes de Doutorado em Matemática e Professores de IES, vem contribuindo para a melhoria da educação nesta área do saber. Além disso, o curso procura atrair não somente os egressos dos cursos de graduação das IES de Sergipe, como também os egressos de programas de estados vizinhos como  Alagoas,  Bahia e Pernambuco.

 

O Programa de Pós-Graduação em Matemática - PROMAT foi aprovado no âmbito da UFS, em associação temporária com o Programa de Pós-Graduação em Matemática da Universidade Federal de Pernambuco, pela Resolução Nº 42/2010/CONEPE de 18 de junho de 2010, ficando inicialmente responsável pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Matemática, que foi recomendado pelo Comitê Técnico Cientifico da CAPES na reunião do dia 22/10/2010.


Sendo atualmente o único programa acadêmico de pós-graduação em Matemática do estado de Sergipe, a implantação do PROMAT constituiu uma iniciativa importante para este estado, que possui atualmente cerca de 2 milhões e 200 mil habitantes. Além disso, o curso procura atrair não somente os egressos dos cursos de graduação das IES de Sergipe, como também os egressos de programas de estados vizinhos como Alagoas,  Bahia e Pernambuco. Nos últimos anos o Mestrado em Matemática da UFS tem recebido inscrições  para o processo de seleção de alunos oriundos de vários estados do Nordeste e a tendência é que haja um aumento e expansão deste intercâmbio. Até 2016 o programa formou 28 mestres em Matemática na Universidade Federal de Sergipe. O perfil do egresso está dividido entre estudantes de Doutorado em Matemática e Professores de IES, vindo a contribuir para a melhoria da educação nesta área do saber. 

 

O corpo docente do programa é composto predominantemente de jovens doutores, formados em grandes centros e com grandes perspectivas acadêmicas. Nos últimos anos a busca pela qualificação científica foi bastante intensificada, como pode-se comprovar através dos 6 estágios de  pós-doutorado realizados pelos membros do programa, bem como pela grande quantidade de visitas científicas e realização de eventos (nacionais e internacionais) especializados. Tais eventos atingem pesquisadores, professores do ensino superior e estudantes de graduação e pós-graduação. Destacamos ainda que após a criação do PROMAT houve um importante crescimento qualitativo e quantitativo na produção científica dos docentes do Departamento de Matemática da UFS.

 

O Mestrado Acadêmico em Matemática da Universidade Federal de Sergipe possui os seguintes objetivos: preparar alunos para programas de doutorado em matemática no país e no exterior; formar recursos humanos qualificados para o exercício das atividades de magistério no ensino médio e nas IES; favorecer a integração entre os grupos acadêmicos de pesquisa, as instituições governamentais e a sociedade civil, visando o desenvolvimento do Estado; promover um continuado intercâmbio entre os diferentes níveis de ensino na UFS e proporcionar uma continuada qualificação do corpo docente da UFS. Além disso, esperamos formar um mestre em Matemática apto a participar dos processos seletivos dos programas de doutorado em matemática no país e no exterior. Devido ao leque de disciplinas do programa, em especial as obrigatórias, os egressos estarão qualificados ao exercício das atividades de magistério nos IES. 

 

Chefia do Departamento:
BRUNO LUIS DE ANDRADE SANTOS
Telefone(s):
Não informado
Endereço Alternativo:
Não informado

<< voltar

SIGAA | Núcleo de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2017 - UFRN v3.5.16 -r115234M