UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 19 de Abril de 2024

A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente


DLES

DEPARTAMENTO DE LETRAS ESTRANGEIRAS

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Projetos de Pesquisa


: Visualizar Detalhes do Projeto de Pesquisa
ACACIA LIMA SANTOS
2023, Recursos Educacionais para as aulas de Língua Espanhola: um estudo sobre as condições de criação de sequências narrativas digitais
2015, Jogos digitais a serviço do ensino e da aprendizagem do espanhol como língua adicional
ACASSIA DOS ANJOS SANTOS ROSA
2023, Identidades sociais de gênero no currículo de Sergipe: um olhar interseccional para as atividades integradoras de língua espanhola
ALESSANDRA CORRÊA DE SOUZA
2023, INTERSECÇÕES E MEMÓRIAS COLETIVAS A PARTIR DE TEXTOS LITERÁRIOS AFRO-DIASPÓRICOS
2022, INTERSECÇÕES E MEMÓRIAS COLETIVAS A PARTIR DE TEXTOS LITERÁRIOS AFRO-DIASPÓRICOS
2020, Representações Literárias nas Obras de Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Yolanda Arroyo Pizarro e Mónica Carrillo
ANA KARINA DE OLIVEIRA NASCIMENTO
2023, NOVOS LETRAMENTOS E MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS PARA O ENSINO DE INGLÊS
2022, NOVOS LETRAMENTOS E MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS PARA O ENSINO DE INGLÊS: análise das propostas da SEDUC-SE
2021, NOVOS LETRAMENTOS E MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS PARA O ENSINO DE INGLÊS: análise das propostas da SEDUC-SE
2020, FORMAÇÃO (INICIAL E CONTINUADA) DE PROFESSORES DE INGLÊS E NOVOS LETRAMENTOS
2019, NOVOS LETRAMENTOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE INGLÊS
2018, NOVOS LETRAMENTOS E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE INGLÊS: entre ser discente e tornar-se docente
ANA LÚCIA SIMÕES BORGES FONSECA
2022, A formação inicial e os programas institucionais Pibid e PRP na UFS: uma análise sintático-semântica de relatos de experiência dos graduandos dos cursos de Letras Português-Inglês e Letras Inglês de 2018 a 2022
2021, A POLÍTICA POMBALINA DE IMPOSIÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA (1757-1773)
2020, OS ESCRITOS POMBALINOS SOBRE A INGLATERRA: seu impacto na instrução pública
2019, OS ESCRITOS POMBALINOS SOBRE A INGLATERRA: seu impacto na instrução pública
ANA MARIA LEAL CARDOSO
2018, O imaginário da fada na literatura infantil e no cordel.
2016, O Imaginário da serpente no cordel nordestino
2015, O mito da donzela guerreira nos romances 'A sombra o patriarca' de Alina Paim e 'Mulherzinhas' de Marie Luise Alcot: um estudo comparativo.
2014, As imagens míticas da serpente nos contos maravilhosos e no cordel brasileiros
2013, A MATÉRIA ÉPICA NA POESIA DE SANTO SOUZA
2012, As manifestações do sagrado na literatura brasileira do século XX
CARLOS MAGNO SANTOS GOMES
2017, O vídeo pedagógico como divulgação dos clássicos brasileiros
2016, Intertextos culturais – gênero e violência na literatura brasileira
2015, A recepção do texto literário por meio de livroclip
CELIA NAVARRO FLORES
2017, Intertextualidades e Intermidialidades: literatura, cinema, pintura e música.
2014, Literaturas Hispânicas: estudos comparados.
CLAUDIO MANOEL DE CARVALHO CORREIA
2017, Dos símbolos aos ícones: um estudo dos processos de significação, objetivação e interpretação na tradução intersemiótica dos símbolos textuais em ícones imagéticos
2016, Semiótica e Literatura de Cordel: Estudos sobre as formas de significação, modos de representação e níveis de interpretação que emergem dos folhetos e das narrativas do Cordel em Sergipe
2015, Estudos sobre os processos de interpretação e de semiose no desenvolvimento da linguagem e da competência semiótica da criança surda.
CLEIDE EMILIA FAYE PEDROSA
2017, ESTUDOS DAS IDENTIDADES E PROCESSOS DE ESCRITURA EM LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2: COMUNIDADE SURDA EM PAUTA
2016, ESTUDO CRITICO DOS DISCURSOS DE INCLUSÃO E AS CONSTRUÇÕES IDENTITÁRIAS DOS SUJEITOS SOCIALMENTE INCLUSIVOS NOMEADOS “PESSOA COM DEFICIÊNCIA”
2015, AS NARRATIVAS DO EU E AS CONSTRUÇÕES IDENTITÁRIAS COLETIVAS E INDIVIDUAIS DO SUJEITO SURDO: FOCO NA ESCOLARIDADE
DORIS CRISTINA VICENTE DA SILVA MATOS
2023, Decolonialidade ou colonialidades na educação linguística em espanhol? da Base Nacional Comum Curricular ao Currículo Sergipano
2022, DECOLONIALIDADE OU COLONIALIDADES NA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA EM ESPANHOL? DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR AO CURRÍCULO SERGIPANO
2021, TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS NAS PESQUISAS NACIONAIS EM LINGUÍSTICA APLICADA DE 2007 a 2021 – PARTE 1
2020, DECOLONIALIDADE E INTERCULTURALIDADE CRÍTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ESPANHOL: SULEANDO PESQUISAS E PRÁTICAS CURRICULARES NA UNIVERSIDADE
2019, DECOLONIALIDADE E INTERCULTURALIDADE CRÍTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ESPANHOL: SULEANDO PESQUISAS E PRÁTICAS CURRICULARES NA UNIVERSIDADE
2017, INTERCULTURALIDADE E (RE)CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES SOCIOCULTURAIS EM MATERIAIS DIDÁTICOS DE ESPANHOL PARA BRASILEIROS
2016, INTERCULTURALIDADE E (RE)CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES SOCIOCULTURAIS EM MATERIAIS DIDÁTICOS DE ESPANHOL PARA BRASILEIROS
2015, INTERCULTURALIDADE E (RE)CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES SOCIOCULTURAIS EM MATERIAIS DIDÁTICOS DE ESPANHOL PARA BRASILEIROS
ELAINE CRISTINA SILVA SANTOS
2017, Marcas Gramaticais de Argumentação: o uso do termo entretanto e suas multifaces.
2017, ALUNOS SURDOS/DELI: FAMÍLIA OUVINTE X FILHO-SURDO, UMA VISÃO DO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM
2015, MARCAS GRAMATICAIS DE ARGUMENTAÇÃO EM EDITORIAIS DE JORNAIS
ELAINE MARIA SANTOS
2023, O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA E OS JORNAIS DOS SÉCULOS XVIII E XIX
2023, PESQUISAS EM PERIÓDICOS INTERNACIONAIS DE LINGUÍSTICA APLICADA DE 2007 a 2021: UM LEVANTAMENTO HISTÓRICO, METODOLÓGICO E DE TEORIAS
2022, COMPÊNDIOS DE LÍNGUA INGLESA DA ERA POMBALINA: CARACTERÍSTICAS, SIMILITUDES E CONTINUIDADES
2022, PESQUISAS EM PERIÓDICOS INTERNACIONAIS DE LINGUÍSTICA APLICADA DE 2007 a 2021: UM LEVANTAMENTO HISTÓRICO, METODOLÓGICO E DE TEORIAS
2021, COMPÊNDIOS DE LÍNGUA INGLESA DA ERA POMBALINA: CARACTERÍSTICAS, SIMILITUDES E CONTINUIDADES
2021, TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS NAS PESQUISAS INTERNACIONAIS EM LINGUÍSTICA APLICADA DE 2007 a 2021
2020, O Marquês de Pombal e a Instrução Pública
2020, Idiomas sem Fronteiras: internacionalização, Formação de Professores e desenvolvimento linguístico
2019, O Marquês de Pombal e a Instrução Pública
2019, O Programa Idiomas sem Fronteiras e o processo de internacionalização da UFS
2017, O Ensino de inglês no Programa Inglês sem Fronteiras: análise metodológica
2016, Programa Inglês sem Fronteiras UFS: Primeiros Resultados (2013 - 2016)
FABRICIO PAIVA MOTA
2023, Contato linguístico em produções escritas por faltantes de língua espanhola
FATIMA BEZERRA NEGROMONTE
2023, MULHERES E LITERATURA: IDENTIDADES E REPRESENTATIVIDADES DE GÊNERO (II PARTE)
2022, MULHERES E LITERATURA: IDENTIDADES E REPRESENTATIVIDADES DE GÊNERO
2021, NARRATIVAS LITERÁRIAS DE ESCRITORAS AFRODESCENDENTES DE LÍNGUA PORTUGUESA E DE LINGUA INGLESA
2020, NARRATIVAS LITERÁRIAS DE ESCRITORAS AFRODESCENDENTES DE LÍNGUAS PORTUGUESA E INGLESA
JOILSON PEREIRA DA SILVA
2017, SEXUALIDADE E SURDEZ: ANÁLISE DAS RELAÇÕES AFETIVAS DOS JOVENS SURDOS DO ENSINO MÉDIO E SUPERIO
2016, Educação Inclusiva dos Surdos na UFS: perspectivas e desafios
JOYCE PALHA COLACA
2023, TEXTOS CONSTITUCIONAIS NA AMÉRICA: LÍNGUA(S), SUJEITO(S), NAÇÃO NO ESPAÇO DE ENUNCIAÇÃO SUL-AMERICANO
2019, DISCURSOS SOBRE AS MINORIAS: OS SENTIDOS NA/DA MÍDIA SOBRE MULHERES, NEGROS E INDÍGENAS
2018, DISCURSOS SOBRE AS MINORIAS: OS SENTIDOS NA/DA MÍDIA SOBRE MULHERES, NEGROS E ÍNDIGENAS
2017, O DISCURSO MIDIÁTICO SOBRE POLÍTICA NA AMÉRICA LATINA
2016, O DISCURSO MIDIÁTICO SOBRE POLÍTICA NA AMÉRICA LATINA
LUIZ EDUARDO MENESES DE OLIVEIRA
2023, ENTRE OS JESUÍTAS E A ILUSTRAÇÃO: o mito do marquês de Pombal na educação brasileira
2022, ANTICRISTO E DEMIURGO: o mito do marquês de Pombal na literatura
2017, MÚSICA PARA DANÇAR NO BRASIL DA DITADURA: do samba ao soul, do soul à disco (1970-1982)
2016, A CULTURA DISCO NO BRASIL: música, cinema, literatura
2015, O Anto-americanismo no Brasil
2014, DOS GUETOS À GRANDE MÍDIA: a massificação da disco music e a americanização do Brasil (1974-1982)
2014, O ANTI-AMERICANISMO NO BRASIL
2013, O MITO DA INGLATERRA
2012, ENTRE A REBELDIA E A ALIENAÇÃO: a década de 1980 e a massificação do rock no Brasil
MARIA APARECIDA ANTUNES DE MACEDO
2023, O texto dramático de Ionesco entre modernidade e uma pós-modernidade.
2019, Os Existencialismos na Paródia Ionesconiana
2016, O Existencialismo e o Teatro do Absurdo
2012, Para além do essencialismo na literatura: a filosofia na obra de Ionesco.
MARIA AUGUSTA ROCHA PORTO
2020, Compreensão Leitora em Língua Inglesa - Oral e Escrita - na Envelhescência e Terceira Idade.
2018, A COMPREENSÃO EM LÍNGUA INGLESA NA ENVELHENSCÊNCIA E TERCEIRA IDADE
MARLENE DE ALMEIDA AUGUSTO DE SOUZA
2020, PROFESSOR EM FORMAÇÃO: (RES)SIGNIFICANDO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ENSINO DE INGLÊS NA EDUCAÇÃO BÁSICA A PARTIR DAS QUESTÕES DE DIVERSIDADE
2019, PROFESSOR EM FORMAÇÃO: (RES)SIGNIFICANDO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ENSINO DE INGLÊS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
2018, Experiências vividas e sentidos construídos: buscando caminhos para o desenvolvimento da agência do professor de inglês em formação
2017, Experiências vividas e sentidos construídos: buscando caminhos para o desenvolvimento da agência do professor de inglês em formação
2016, Professores (em formação) e ensino de inglês em escolas públicas: (re)construindo sentidos e identidades
2015, Professores (em formação) e ensino de inglês em escolas públicas: (re)construindo sentidos e identidades
2014, INVESTIGANDO O ENSINO DE INGLÊS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SERGIPE
2013, INVESTIGANDO AS QUESTÕES GLOBAIS E LOCAIS NAS DIRETRIZES CURRICULARES DE INGLÊS DE SERGIPE
MELANIE MICHELLE FRANCOISE JEANNE LETOCART
2020, MATERNIDADE E IDENTIDADES FEMININAS EM EL PAÍS DE LAS MUJERES DE GIOCONDA BELLI
MONICA DE GOIS SILVA BARBOSA
2015, Dicionário dos Falares Aracajuanos da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS
PAULO ROBERTO BOA SORTE SILVA
2023, ChatGPT nas linguagens e na educação: uma revisão bibliográfica
2022, REALIDADE AUMENTADA NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA EM ESCOLAS PÚBLICAS: ação de pesquisa e cooperação internacional (PARTE II)
2021, REALIDADE AUMENTADA NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA ESCOLA PÚBLICA: ação de pesquisa e cooperação internacional
2020, IMPLICAÇÕES ÉTICAS DO ALGORITMO GPT-2 PARA A ESCRITA ACADÊMICA
2019, MEMES E CONSTRUÇÕES DE SENTIDO: responsabilidade ética, crítica e dissenso
2018, SMARTPHONES NAS SALAS DE AULA DA UFS: usos por docentes e discentes em tempos de eduroam
2017, “TEACHER THINKING”: formação contínua do professor de inglês, processos cognitivos e letramentos
2016, SABERES PRÁTICOS DE SOBREVIVÊNCIA E FORMAÇÃO CONTÍNUA: A ATUAÇÃO DAS BOLSISTAS ESTADUNIDENSES NA UFS
2016, REMIXES NO ENSINO DE INGLÊS: CRIATIVIDADE, PODER DAS MÍDIAS E DIREITOS AUTORAIS
2015, AMBIENTES DIGITAIS: FORMAÇÃO DO PROFESSOR E PRÁTICAS EDUCATIVAS NO ENSINO DE INGLÊS DA ESCOLA PÚBLICA
2015, PROGRAMA ETAs: CONCEPÇÕES DE LÍNGUA(GEM), ENSINO E FORMAÇÃO DOS BOLSISTAS NORTE-AMERICANOS ATUANTES NA UFS
2014, FORMAÇÃO TECNOLÓGICA DE PROFESSORES DE INGLÊS EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES E LIMITAÇÕES
RAQUEL LA CORTE DOS SANTOS
2023, EXPERIÊNCIA E USO PEDAGÓGICO DAS ARTES NA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA EM ESPANHOL
2021, Artes (literatura, cinema, música) e tecnologias na educação linguística em línguas adicionais: pesquisa e propostas pedagógicas
2019, Uso pedagógico de linguagens artísticas,mídias e tecnologias no processo de ensino e aprendizagem de línguas.
2018, Significado e presença de mídias/tecnologias e artes no processo de ensino e aprendizagem de línguas: linguagens e letramentos numa perspectiva complexista e de formação cidadã.
2017, Mídias, tecnologias, música: práticas letradas e complexidade no ensino e aprendizagem de espanhol.
2016, Uso das mídias e tecnologias digitais no cenário dos estudos hispânicos e do ensino e aprendizagem de espanhol: linguagens e letramentos numa perspectiva complexista.
ROANA RODRIGUES
2023, Relações de coerência do português brasileiro e do espanhol peninsular: estudo bibliográfico da Teoria da Estrutura Retórica (RST)
2022, Estudo, construção e análise de corpora paralelos do par Espanhol-Português
2020, Aprimoramento da base de dados LGLE: Léxico-Gramática dos verbos Locativos do Espanhol
ROBERTO BEZERRA DA SILVA
2013, AUTOETNOGRAFIA DA INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS LITERÁRIOS EM LÍNGUA INGLESA
SABRINA LAFUENTE GIMENEZ
2018, A variação diatópica léxico-semântica mexicana: tratamento em dicionários monolíngues e de regionalismos de língua espanhola
2017, Teoria e prática da tradução no Museu da Gente Sergipana
SANDRO MARCIO DRUMOND ALVES MARENGO
2017, Edição de Textos Manuscritos oitocentistas: construindo os corpora do Projeto para História do Português Brasileiro de Sergipe (PHPB/Sergipe)
2017, Socioterminologia e terminografia diacrônicas: variação e mudança na terminologia de manuscritos sergipanos oitocentistas e novecentistas
2016, Edição de Textos Manuscritos oitocentistas: construindo os corpora do Projeto para História do Português Brasileiro de Sergipe (PHPB/Sergipe)
2016, Edição de Textos Manuscritos setecentistas: construindo os corpora do Projeto para História do Português Brasileiro de Sergipe (PHPB/Sergipe)
2015, Edição de Textos Manuscritos oitocentistas: construindo os corpora do Projeto para História do Português Brasileiro de Sergipe (PHPB/Sergipe)
2015, Livros Didáticos de Espanhol (PNLD 2015): Parâmetros e catalogação de (des)usos na Escola Pública
2014, Articulações e usos do material didático de Espanhol em Escolas Públicas Estaduais de Sergipe
TEREZA SIMONE SANTOS DE CARVALHO
2017, ESCOLA COMUM INCLUSIVA OU ESCOLA BILÍNGUE?: UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE ENSINO DO ALUNO SURDO
THAYSE MADELLA
2023, Identidades e experiências: As literaturas de mulheres Latinas no contexto de língua inglesa
2023, Mulheres nas pesquisas em literatura da UFS
VALERIA JANE SIQUEIRA LOUREIRO
2023, As TDIC e a formação linguística para a elaboração de material didático digital em língua espanhola nas Culturas Digitais.
2022, As Culturas Digitais e as TDIC: Formação linguística e elaboração de material didático digital em Espanhol
2021, As TDIC e a Formação de Professores nas Culturas Digitais: Prática Docente e elaboração de material didático digital em Espanhol Língua Estrangeira/Adicional
2020, As Metodologias Ativas na formação linguística e gramatical em Espanhol como língua estrangeira.
2019, O estudo da morfossintaxe da língua espanhola como língua estrangeira na formação docente.
2017, Políticas de ensino de língua estrangeira no sistema educacional público em Sergipe
2016, Mapeamento da língua espanhola no sistema educacional público estadual em Sergipe.
2015, Novos Letramentos, Tecnologia e Formação de Professores nas Culturas Digitais: Prática Docente de Língua Espanhola para o Ensino Médio
2015, A tecnologia e a criação de material didático digital para o espanhol como língua adicional.
2014, A Compreensão Leitora no Processo de Letramento de Espanhol como Língua Adicional
VALÉRIA SIMPLICIO DA SILVA
2017, DICIONÁRIO DOS FALARES SERGIPANOS DA LIBRAS
2016, DICIONÁRIO SERGIPANO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
VALTER CESAR PINHEIRO
2023, Sérgio Milliet para além do Diário Crítico
2022, Sérgio Milliet para além do Diário Crítico
2021, Sérgio Milliet para além do Diário Crítico
2019, "De la musique avant toute chose": poemas franceses musicados por compositores brasileiros - do inventário à análise.
2018, "De la musique avant toute chose": poemas franceses musicados por compositores brasileiros - do inventário à análise.
2016, "De la musique avant toute chose": poemas franceses musicados por compositores brasileiros - do inventário à análise.
VANDERLEI JOSE ZACCHI
2021, Ética, consumismo e sustentabilidade: análise de livros didáticos de língua inglesa
2019, ESCOLHAS PESSOAIS, MAS NEM TANTO: A CONSTRUÇÃO DA ÉTICA EM JOGOS DIGITAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
2018, Formação de professores de inglês numa era de incertezas
2017, Formação de professores de inglês numa era de incertezas
2016, Construção de sentidos em uma comunidade de jogos online
2015, Construção de sentidos em uma comunidade de jogos online
2013, Jogos eletrônicos e novos letramentos na formação de professores de língua inglesa
2012, JOGOS ELETRÔNICOS E NOVOS LETRAMENTOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA
VANESSA GONZAGA NUNES
2020, A interferência da fala na produção escrita de estudantes do ensino fundamental: levantamento, conscientização e estratégias de ensino.
2019, ASPECTOS ACÚSTICOS ARTICULATÓRIOS DO PORTUGUÊS DA VARIEDADE SERGIPANA - continuação
2018, ASPECTOS ACÚSTICOS ARTICULATÓRIOS DO PORTUGUÊS DA VARIEDADE SERGIPANA
2016, ASPECTOS ACÚSTICOS ARTICULATÓRIOS DO PORTUGUÊS DA VARIEDADE SERGIPANA
WELLINGTON JUNIO COSTA
2016, Jean Cocteau e Édouard Louis: a construção de uma identidade homoerótica nos séculos XX e XXI
 
158 Projeto(s) encontrado(s)

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10