UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 23 de Outubro de 2020


Notícias

Banca de DEFESA: ANDERSON SANTOS FERREIRA DA SILVA
13/12/2012 10:01


Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDERSON SANTOS FERREIRA DA SILVA
DATA: 20/12/2012
HORA: 09:00
LOCAL: LAB de redes do DCOMP
TÍTULO:

Algoritmo de Handover Vertical Baseado em Função de Utilidade com Prevenção Probabilística de Decisões Erradas


PALAVRAS-CHAVES:

Handover Vertical, Redes Heterogêneas, Algoritmo de Decisão.


PÁGINAS: 97
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
RESUMO:

O problema da decisão de handover entre redes sem fio heterogêneas ganhou grande importância para garantir aos usuários uma conexão contínua e um serviço de qualidade. A disponibilidade de diversas tecnologias de redes sem fio proporciona ao usuário de um dispositivo móvel a possibilidade de selecionar a rede mais adequada às suas necessidades. Este trabalho apresenta um algoritmo de decisão handover vertical baseado em função de utilidade que previne decisões erradas de handover. O algoritmo é dividido em duas fases: Avaliação de RSS e avaliação de QoS. A avaliação de RSS verifica se o valor de RSS das redes candidatas atingiu um nível mínimo para estabelecer uma conexão na camada de enlace. Na avaliação de QoS, são coletadas medições de QoS, cujos valores servem como entrada para uma função de utilidade que pontua as redes de acordo com a QoS obtida. Afim de evitar decisões erradas de handover, causadas por flutuações nos valores das medições de QoS, é realizada uma análise probabilística sobre valores da função de utilidade.

Para avaliar o desempenho do algoritmo foi utilizado como recurso simulações computacionais, com o uso de uma implementação do padrão IEEE 802.21 para o simulador NS-2.
O cenário simulado utilizou as redes das tecnologias Wi-Fi e WiMAX e dispositivos móveis com múltiplas interfaces, os quais estão realizando chamadas VoIP. Os resultados mostraram a efetividade do algoritmo em termos de diminuição do número de decisões erradas de handover. A redução de decisões erradas evita o efeito “ping-pong”, o que melhora o nível de QoS experimentado pelo terminal móvel, bem como garante uma conexão menos sujeita a interrupções.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1199645 - EDILAYNE MENESES SALGUEIRO
Externo à Instituição - JOSE AUGUSTO SURUAGY MONTEIRO
Presidente - 1287477 - RICARDO JOSE PAIVA DE BRITTO SALGUEIRO
Interno - 2662198 - TARCISIO DA ROCHA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2020 - UFRN v3.5.16 -r12712-85cc87cea5