UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 26 de Outubro de 2020


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Banca de QUALIFICAÇÃO: ELISDETE MARIA SANTOS DE JESUS
03/12/2012 09:54


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELISDETE MARIA SANTOS DE JESUS
DATA: 18/12/2012
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de informática do DFA
TÍTULO:

DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE CONTEÚDO DE UM INSTRUMENTO PARA
AVALIAÇÃO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA EM HOSPITAIS PÚBLICOS DE SERGIPE
DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE CONTEÚDO DE UM INSTRUMENTO PARAAVALIAÇÃO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA EM HOSPITAIS PÚBLICOS DE SERGIPE


PALAVRAS-CHAVES:

Serviços Farmacêuticos, Assistência Farmacêutica Hospitalar, Validação de conteúdo,


PÁGINAS: 109
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO:

Com as mudanças ocorridas nos últimos anos, à prática farmacêutica passou por diversas
adequações no seu campo de atuação, essas transformações ocorreram em diferentes velocidades ao
redor do mundo, e dependeram substancialmente da estrutura organizacional dos sistemas de saúde.
Como parte integrante dos serviços de saúde, os serviços farmacêuticos, que no Brasil estão inseridos
no escopo da assistência farmacêutica, consistem no fornecimento de medicamentos, manutenção,
controle de qualidade, segurança, eficácia terapêutica, bem como o acompanhamento e avaliação do seu
uso subsidiando a garantia do uso racional (Washington, 2011). No entanto desde 1992, entidades
brasileiras apontam a necessidade de instrumentos que possibilitem avaliar os serviços de farmácia
inseridos em hospitais brasileiros, tornando-se necessário realizar diagnósticos dos serviços
farmacêuticos em todos os níveis de atenção à saúde, no esforço por garantir os princípios do SUS e a
constante melhoria dos serviços por ele prestados. Diante do exposto a presente dissertação teve como
meta o desenvolvimento e validação de conteúdo de um instrumento para avaliação da assistência
farmacêutica em hospitais públicos de Sergipe. Para tanto foi realizado um estudo observacional do tipo
Pesquisa Avaliativa em Saúde. O percurso metodológico foi estruturado em duas partes, um referencial
teórico e um capítulo prático. Primeiramente, foi realizado um referencial teórico no qual foram abordados
aspectos relacionados à avaliação da qualidade de serviços de saúde, com ênfase nos serviços da
Assistência Farmacêutica, e aspectos conceituais envolvidos na validação de um instrumento de medida.
O capítulo prático foi desenvolvido inicialmente com a realização de uma revisão sistemática a qual
apresentou os resultados de um levantamento da literatura na qual foram analisados os artigos que
realizaram pesquisas na área de serviços farmacêuticos utilizando as características psicométricas de
validação e confiabilidade. As análises das variáveis dos estudos obtidos com a revisão sistemática
evidenciaram que o campo dos serviços farmacêuticos ainda precisa ser explorado, são necessárias
pesquisas que elaborem e validem instrumentos direcionados aos serviços farmacêuticos, sobretudo no
âmbito hospitalar, de forma a melhorar a qualidade dos serviços prestados aos usuários. O painel de
avaliadores apresentou-se como um painel misto com um alto grau de qualificação por agregar
avaliadores com diferentes tempos de atuação e experiências, atuantes nas diversas áreas do âmbito da
farmácia hospitalar. À estratégia de validação de conteúdo, foi verificado que após análise e parecer dos
avaliadores (juízes) dos sessenta indicadores de avaliação propostos, oito itens sofreram modificações
entre padrão de conformidade e elementos de mensuração, havendo a necessidade de submetê-los
novamente à avaliação do painel em razão de que os comentários e sugestões foram complementares,
porém ainda houve divergência entre a avaliação dos itens.
Com as mudanças ocorridas nos últimos anos, à prática farmacêutica passou por diversas
adequações no seu campo de atuação, essas transformações ocorreram em diferentes velocidades ao
redor do mundo, e dependeram substancialmente da estrutura organizacional dos sistemas de saúde.
Como parte integrante dos serviços de saúde, os serviços farmacêuticos, que no Brasil estão inseridos
no escopo da assistência farmacêutica, consistem no fornecimento de medicamentos, manutenção,
controle de qualidade, segurança, eficácia terapêutica, bem como o acompanhamento e avaliação do seu
uso subsidiando a garantia do uso racional (Washington, 2011). No entanto desde 1992, entidades
brasileiras apontam a necessidade de instrumentos que possibilitem avaliar os serviços de farmácia
inseridos em hospitais brasileiros, tornando-se necessário realizar diagnósticos dos serviços
farmacêuticos em todos os níveis de atenção à saúde, no esforço por garantir os princípios do SUS e a
constante melhoria dos serviços por ele prestados. Diante do exposto a presente dissertação teve como
meta o desenvolvimento e validação de conteúdo de um instrumento para avaliação da assistência
farmacêutica em hospitais públicos de Sergipe. Para tanto foi realizado um estudo observacional do tipo
Pesquisa Avaliativa em Saúde. O percurso metodológico foi estruturado em duas partes, um referencial
teórico e um capítulo prático. Primeiramente, foi realizado um referencial teórico no qual foram abordados
aspectos relacionados à avaliação da qualidade de serviços de saúde, com ênfase nos serviços da
Assistência Farmacêutica, e aspectos conceituais envolvidos na validação de um instrumento de medida.
O capítulo prático foi desenvolvido inicialmente com a realização de uma revisão sistemática a qual
apresentou os resultados de um levantamento da literatura na qual foram analisados os artigos que
realizaram pesquisas na área de serviços farmacêuticos utilizando as características psicométricas de
validação e confiabilidade. As análises das variáveis dos estudos obtidos com a revisão sistemática
evidenciaram que o campo dos serviços farmacêuticos ainda precisa ser explorado, são necessárias
pesquisas que elaborem e validem instrumentos direcionados aos serviços farmacêuticos, sobretudo no
âmbito hospitalar, de forma a melhorar a qualidade dos serviços prestados aos usuários. O painel de
avaliadores apresentou-se como um painel misto com um alto grau de qualificação por agregar
avaliadores com diferentes tempos de atuação e experiências, atuantes nas diversas áreas do âmbito da
farmácia hospitalar. À estratégia de validação de conteúdo, foi verificado que após análise e parecer dos
avaliadores (juízes) dos sessenta indicadores de avaliação propostos, oito itens sofreram modificações
entre padrão de conformidade e elementos de mensuração, havendo a necessidade de submetê-los
novamente à avaliação do painel em razão de que os comentários e sugestões foram complementares,
porém ainda houve divergência entre a avaliação dos itens.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1315121 - DIVALDO PEREIRA DE LYRA JUNIOR
Externo ao Programa - 2168215 - EDILENE CURVELO HORA
Presidente - 1694328 - WELLINGTON BARROS DA SILVA

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