UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 16 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: JACKELINE MARIA DE SOUZA
28/09/2012 09:57

DISCENTE: JACKELINE MARIA DE SOUZA
DATA: 03/10/2012
LOCAL: Auditório de Letras Estrangeiras - departamental II - UFS
TÍTULO:

BULLYING: UMA DAS FACES DO PRECONCEITO HOMOFÓBICO

PALAVRAS-CHAVES:

Bullying, Homofobia, Bem-estar.

ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social

Entre as diversas formas de se compreender a violência escolar, atualmente vem se destacando na literatura científica e jornalística uma forma específica de agressão denominada bullying. Esta pode ser compreendida enquanto uma violência repetitiva, física ou psicológica, que pode dar-se diretamente ou indiretamente a partir de uma relação desigual de poder entre pares, produzindo conseqüências negativas para o alvo. No presente estudo é feita uma aproximação desse fenômeno com a homofobia, sendo o bullying uma das formas de manifestação desse preconceito no âmbito escolar. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo geral analisar o bullying em jovens das escolas públicas de Aracaju, bem como, a relação de sua manifestação com a homofobia. Para tanto, participaram do estudo 808 jovens com idade média de 14,9 anos (DP = 1,98) estudante de 9 escolas da rede estadual de ensino da cidade de Aracaju-SE. Destes, a maioria são do sexo feminino (57%), pardos (52%) e afirmaram pertencer a alguma religião (93%). Os instrumentos utilizados foram um questionário de bullying adaptado por Bandeira (2009), a escala de homofobia manifesta e sutil produzida por Castillo, Rodriguez, Torre, Peres, e Martel (2003) e o questionário de saúde geral (QSG) de Goldberg, adaptado Pasquali, Gouveia, Andriola, Miranda e Ramos (1994) para o contexto brasileiro. Para análise dos dados foi utilizado o software estatístico SPSS-19, utilizando a estatística descritiva e inferencial. De modo geral, os resultados indicaram que entre os participantes, 32% se definiram como alvos de bullying, 12% autores, 22% alvos/autores e 34% somente testemunhas. A homofobia foi descrita entre os alvos como responsável por 9% dos casos de bullying. Quando analisados somente os casos nos quais os meninos são alvos, essa porcentagem representa 22%. Nas meninas essa frequência foi de somente 2%. Com relação as escalas de homofobia, observou-se que o grupo de autores de bullying, apresentam maiores escores de homofobia, se diferenciando estatisticamente (p < 0,05) dos grupos de alvos. Além disso, percebe-se que o bullying interfere no bem-estar dos sujeitos, sendo os grupos de alvo-autores e alvos os participantes com menor bem-estar, diferenciando estatisticamente dos grupos de autores e testemunhas.

Externo ao Programa - 1182646 - CLAUDIENE SANTOS
Interno - 1692930 - ELDER CERQUEIRA SANTOS
Presidente - 1625717 - JOILSON PEREIRA DA SILVA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19100-31f4b06bdf