UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 19 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANA SOUZA DA SILVA
27/09/2012 12:58

DISCENTE: ADRIANA SOUZA DA SILVA
DATA: 28/09/2012
LOCAL: Auditório do CCSA - departamental I (UFS)
TÍTULO:

A MARCA DA LEI NO CORPO: registrando a inutilidade no corpo dos trabalhadores bancarios

PALAVRAS-CHAVES:

LER/Dort; acidente de trabalho; saúde do trabalhador

ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social

A pesquisa tem como objeto de estudo as discursividades que atuam na produção de saber sobre o corpo do trabalhador afetado por LER/Dort (Lesões por Esforço Repetitivo/Distúrbios Oestomusculares Relacionados ao Trabalho). Busca-se, nesse trabalho, enunciar e problematizar os relatos que ilustram os conceitos de sujeito-doente e corpo lesionado e sua configuração como território privilegiado para aplicação das leis e ordenamentos jurídicos, presentes nas publicações oficiais da Previdência Social brasileira, em especial às de autoria do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). O interesse é refazer a trajetória das LER/Dort enquanto acidente de trabalho, ou seja, na perspectiva das normas previdenciárias e de saúde do trabalhador. Nesse sentido, a análise se detém essencialmente sobre a seguridade social, em particular a previdência. Como abordagem teórico-metodológica, optou-se pela pesquisa documental e pelo olhar que assume a análise das práticas discursivas através da produção de sentidos. Nessa pesquisa, busca-se enfatizar as marcas de historicidade que envolvem esses aspectos de produção, circulação e consumo, realizando leituras sobre as condições em que as publicações do INSS foram publicadas, como circularam e de que forma apontam para uma instrução de consumo. A escolha do material tem sido feita com uma aproximação inicial do campo, realizada através de leitura de bibliografias e de pesquisa exploratória da documentação. As publicações do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) são divulgadas em seu portal eletrônico. Alguns textos mais recentes do INSS levam às publicações do Ministério da Saúde e do Trabalho sobre o tema, que passaram, então, a fazer parte do corpo de documentos investigados nessa pesquisa. Na discussão dos resultados parciais dessa pesquisa, observa-se que a relação entre o processo de adoecimento e a organização social do trabalho é formalmente declarada nas publicações do INSS. Desde o seu reconhecimento como doença ocupacional, as LER/Dort apresentaram uma grande incidência e foram responsáveis pelo aumento progressivo da concessão de benefícios previdenciários e acidentários, fazendo com que as despesas com essas prestações representassem um custo muito alto para a previdência social. As publicações do INSS também assumem um caráter pedagógico, especialmente no que tange às atividades do perito previdenciário; as recomendações diagnósticas e terapêuticas são bastante incipientes e difusas, assinalando uma possível “ausência” do discurso médico sobre aquela enfermidade. Essas ausências vão se configurando como especialmente importantes, haja vista que o perfil de trabalhadores acometidos pelas LER/Dort caracteriza-se por pessoas entre 30 e 40 anos, em franca idade produtiva, com chances de reabilitação ao trabalho bastante reduzidas, por ser essa enfermidade geralmente crônica e de recidivas frequentes.

Externo à Instituição - KATIA FARIA DE AGUIAR
Interno - 992622 - LILIANA DA ESCOSSIA MELO
Presidente - 426721 - MARIA TERESA LISBOA NOBRE PEREIRA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10