UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 24 de Outubro de 2020

Banca de DEFESA: FABRICIO TAVARES CUNHA DE ALMEIDA
13/09/2012 14:16

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABRICIO TAVARES CUNHA DE ALMEIDA
DATA: 17/09/2012
LOCAL: Sala 01 do Polo de Pós-Graduação
TÍTULO:

'' Estudos das propriedades fitoterápicas de Mastruz ( Chenopodium ambrosioides L.) e Sacatinga ( Croton Argirophyloides Mull. Arg.)''

PALAVRAS-CHAVES:

Croton argirophyloidesMull. Arg.; Chenopodium ambrosioides L.; Atitividade farmacológica

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Farmacologia
SUBÁREA: Farmacologia Clínica

A tuberculose é uma doença infecciosa responsável pela morte anual de milhões de pessoas no mundo e por prejuízos econômicos globais. Estima-se que 1/3 da população mundial esteja infectada com o bacilo na forma latente. Apesar disso, nenhuma nova droga específica contra o Mycobacterium tuberculosis foi desenvolvida desde 1970. Sendo assim, a procura por novas substâncias bioativas vem ocorrendo nos últimos anos. Croton argyrophylloides Mull. Arg, conhecida como “sacatinga” ou “marmeleiro prateado”, um vegetal encontrado na região da caatinga brasileira, é utilizada popularmente para tratamento de tuberculose, pneumonias, dor estomacal, diabetes, inflamação, distúrbios no trato gastritestinal e micoses. O objetivo desse estudo é investigar a atividade antimicobacteriana, in vitro, do óleo essencial da Croton argyrophylloides Mull. Arg. frente a amostras clínicas e padrão de Mycobacterium tuberculosis. O óleo essencial foi extraído por Hidrodestilação e os constituintes químicos identificados por cromatografia gasosa acoplada a espectometria de massa. As 49 cepas clínicas e uma amostra padrão utilizadas nesse estudo foram cedidas pelo Laboratório de Microbiologia Aplicada da Universidade Federal de Sergipe e pelo Instituto Parreiras Horta - HEMOLACEN. A concentração inibitória mínima do óleo essencial foi testada em meio líquido através de placas de microtitulação tendo como substrato revelador a resazurina. Para o perfil de sensibilidade à isoniazida, rifampicina, etambutol e streptomicina utilizou-se do método das proporções teste indireto. Foram identificados 27 constituintes químicos totalizando 95,98% da composição do óleo essencial. A concentração inibitória mínima variou entre 97 μg/mL à 195 μg/mL. Resistência a pelo menos um dos antibióticos foi observada em 10 cepas. Dessa forma, conclui-se que o óleo essencial da Croton argyrophylloides apresenta ação frente ao Mycobacterium tuberculosis em concentração que variou de 97 μg/mL à 195 μg/mL e no Estado de Sergipe há circulação de cepas resistente e multiresistentes a drogas.

Interno - 004.457.544-00 - LAURO XAVIER FILHO
Externo ao Programa - 1546210 - LEONARDO RIGOLDI BONJARDIM
Presidente - 426581 - RITA DE CASSIA TRINDADE

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2020 - UFRN v3.5.16 -r12712-85cc87cea5