UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

CONVITE- PALESTRA
10/09/2012 11:29

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em História, convida a todos a participarem da Palestra: O mormaço das memórias: a musealização do festival Massafeira Livre  que será ministrada pelo Professor Msc. Platini Fernandes, da Universidade Federal de Goiás, às 10h, do próximo dia 14 de setembro, no Auditório do Departamento de Geografia.

Atenciosamente,

Prof. Dr. Fábio Maza

Sobre a Palestra:

A palestra relata algumas experiências na elaboração e montagem da exposição "Massafeira Livre – 30 Anos" que aconteceu na Universidade Estadual do Ceará em novembro de 2009. A exposição, fruto do trabalho com os alunos do curso "Museu, memória e cidadania" ministrado no Mestrado em História da UECE, tratou sobre as memórias do festival homônimo que aconteceu no Theatro José de Alencar, em Fortaleza, em março de 1979. O que deveria ser uma exposição comemorativa dos 30 anos do festival tornou-se um estudo acerca das disputas pela hegemonia da memória do evento.

Sobre o Palestrante:

Platini Fernandes é mestre em Museologia e Patrimônio pelo PPG-PMUS (UNIRIO/MAST) onde pesquisou a relação entre as categorias Coleção, Colecionador e Museu. Foi Diretor Técnico do Museu da Imagem e do Som do Ceará. É graduado em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) onde pesquisou os processos de seleção do acervo fonográfico da Casa de Cultura Christiano Câmara, em Fortaleza-CE. Tem experiência em pesquisa, planejamento e montagem de exposições museológicas, tendo trabalhado como Produtor de Exposições e como Coordenador de Acervo no Museu de Arte Contemporânea do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza-CE. É Professor do Curso de Museologia da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás (UFG).