Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA BETARELLO RAMALHO
13/08/2012 17:01
O SIMPLES PODE SER COMPLEXO: Indústrias líticas do Sítio Pilar (povoado Mussuca-Laranjeiras/SE).
Pré-História de Sergipe; Sítio Pilar; Tecnologia Lítica; Análise Diacrítica; Cadeia Operatória.
O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo de reconstituição das cadeias operatórias de produção de instrumentos líticos lascados identificados no sítio arqueológico pré-histórico Pilar, localizado em paisagem colinar, próximo à confluência dos rios Contiguiba e Sergipe (Laranjeiras-SE).
Na estrada da Fazenda Pilar, mapeamos pontos com concentrações de material lítico lascado, bem como áreas que apresentavam muito sílex aflorando. Assim, escolhemos um local com grande concentração daquela rocha e de vestígios arqueológicos para realizar a abertura de uma área de escavação horizontal.
O sílex encontrado na região é bastante homogêneo, de granulação fina e foi a única matéria prima na origem de uma grande quantidade de objetos lascados, tais como: instrumentos retocados, lascas brutas e possíveis núcleos pouco explorados. Os materiais arqueológicos expostos apareceram em concentrações que podem ser oficinas de lascamento e locais de descarte de instrumentos.
O presente estudo permite perceber que o sílex foi aproveitado de várias maneiras, em especial para produzir instrumentos sobre plaquetas roladas. Esses suportes são numerosos na coleção e indicam escolha cultural para produção de certos grupos de ferramentas.
Nosso interesse foi entender de quais maneiras o material lítico encontrado foi trabalhado, ou seja, os métodos tradicionais de confecção dos instrumentos. O processo de estudo em laboratório consistiu em etapas como: analise diacrítica, histórico de fabricação dos instrumentos (suporte e núcleo), descrição das lascas dos negativos de retoque dos instrumentos e reconhecimento das combinações entre suportes, lascas e instrumentos.
Para nós, utilizar o conceito de cadeia operatória no estudo de indústrias líticas é falar de sequências e gestos técnicos que são possíveis de se perceber nas pedras lascadas. Esse conceito é uma ferramenta eficaz para o reconhecimento das opções técnicas culturais.
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