UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 26 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA BETARELLO RAMALHO
13/08/2012 17:01

DISCENTE: JULIANA BETARELLO RAMALHO
DATA: 28/08/2012
LOCAL: Campus de Laranjeiras
TÍTULO:

O SIMPLES PODE SER COMPLEXO: Indústrias líticas do Sítio Pilar (povoado Mussuca-Laranjeiras/SE).

PALAVRAS-CHAVES:

Pré-História de Sergipe; Sítio Pilar; Tecnologia Lítica; Análise Diacrítica; Cadeia Operatória.

ÁREA: Arqueologia
SUBÁREA: Arqueologia Pré-Histórica

O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo de reconstituição das cadeias operatórias de produção de instrumentos líticos lascados identificados no sítio arqueológico pré-histórico Pilar, localizado em paisagem colinar, próximo à confluência dos rios Contiguiba e Sergipe (Laranjeiras-SE).

Na estrada da Fazenda Pilar, mapeamos pontos com concentrações de material lítico lascado, bem como áreas que apresentavam muito sílex aflorando. Assim, escolhemos um local com grande concentração daquela rocha e de vestígios arqueológicos para realizar a abertura de uma área de escavação horizontal.

O sílex encontrado na região é bastante homogêneo, de granulação fina e foi a única matéria prima na origem de uma grande quantidade de objetos lascados, tais como: instrumentos retocados, lascas brutas e possíveis núcleos pouco explorados. Os materiais arqueológicos expostos apareceram em concentrações que podem ser oficinas de lascamento e locais de descarte de instrumentos.

O presente estudo permite perceber que o sílex foi aproveitado de várias maneiras, em especial para produzir instrumentos sobre plaquetas roladas. Esses suportes são numerosos na coleção e indicam escolha cultural para produção de certos grupos de ferramentas.

Nosso interesse foi entender de quais maneiras o material lítico encontrado foi trabalhado, ou seja, os métodos tradicionais de confecção dos instrumentos. O processo de estudo em laboratório consistiu em etapas como: analise diacrítica, histórico de fabricação dos instrumentos (suporte e núcleo), descrição das lascas dos negativos de retoque dos instrumentos e reconhecimento das combinações entre suportes, lascas e instrumentos.

Para nós, utilizar o conceito de cadeia operatória no estudo de indústrias líticas é falar de sequências e gestos técnicos que são possíveis de se perceber nas pedras lascadas. Esse conceito é uma ferramenta eficaz para o reconhecimento das opções técnicas culturais.

Presidente - 2253659 - EMILIO FOGACA
Interno - 3094421 - SUELY GLEYDE AMANCIO MARTINELLI
Interno - 1680228 - PAULO JOBIM DE CAMPOS MELLO

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e