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Banca de DEFESA: JOHNNY PEREIRA GOMES
15/05/2024 09:15


Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOHNNY PEREIRA GOMES
DATA: 31/05/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet (Online)
TÍTULO: iEDUCAR: ALMANAQUE DIGITAL INTERATIVO COMO VETOR MUSEAL PARA O ENSINO DE HISTÓRIA
PALAVRAS-CHAVES: Almanaque Digital; Fontes Digitais; Patrimônio Cultural; Museus; Ensino de História.
PÁGINAS: 160
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
SUBÁREA: História Moderna e Contemporânea
RESUMO:

O objetivo deste trabalho é construir um Almanaque Interativo de objetos históricos para ser utilizado como ferramenta pedagógica no ensino de história a partir dos conceitos da Aprendizagem Histórica e da História Digital. O Ensino de História tem se beneficiado de várias ferramentas, a partir da sistematização do conteúdo historiográfico, umas destas é o que chamamos de “Livro Digital”, que vem se popularizando com o advento da internet. Estas novidades que permeiam o universo do fazer historiográfico e do Ensino de História, precisam ser consideradas para serem utilizadas em salas de aulas. Foram impostas aos professores de História pelos sistemas educacionais e pelos próprios alunos, pertencentes à Geração Z, a necessidade de utilização de fontes digitais para a elaboração das aulas de História em todos os níveis de ensino. Neste trabalho foi realizada uma pesquisa de ordem bibliográfica em bases de dados de revistas especializadas, além de consultas às dissertações, teses e livros sobre o tema. As conceituações sobre o desenvolvimento da tecnologia e da História Digital, seguiram os pressupostos de Lèvy (1993), Lucchesi (2012), Maynard e Silva (2013), Mello (2013) e Carvalho (2014) e para a relação de ensino-aprendizado em História foram utilizados os estudos de Rüsen (2012), Barca (2017) e Schmidt (2017). O recurso educacional proposto, o iEducar – Almanaque Interativo de Objetos Históricos, foi elaborado a partir de software gratuito, a fim de possibilitar um acesso mais amplo e democrático aos recursos educacionais, sem a necessidade de investimentos significativos por parte dos docentes. Foram apresentadas três categorias de avaliação: a) competências e habilidades relacionados aos objetos históricos, patrimônio histórico e tecnologia da informação para o ensino de história, b) impactos na relação aluno-aluno e aluno-professor a partir da utilização do recurso e c) validação do recurso por alunos e professores. Dos 17 participantes, a maioria atribuiu pontuações altas à contribuição do Almanaque Digital de Objetos Históricos para seu aprendizado em história, com 52,9% dando a pontuação máxima e 35,3% dando uma pontuação de 4. Isso confirma uma percepção positiva sobre o Almanaque. Na avaliação da utilidade do iEducar para o aprendizado em história, 47,1% dos alunos deram a pontuação máxima e 35,3% atribuíram a pontuação de 4, totalizando 70,6% dos alunos dando a nota máxima para o aprendizado em história. O conceito de Aprendizagem Histórico Digital traz uma análise fundamental para os professores de história, promovendo uma abordagem mais participativa, dinâmica e significativa do ensino de história em sala de aula. O iEducar representa uma tentativa inovadora para o ensino de história no ensino médio, proporcionando uma experiência de aprendizagem dinâmica e enriquecedora. O produto oferece um banco de dados interativo sobre os objetos históricos, incorporando imagens, informações textuais, hiperlinks e mapas, facilitando recursos pedagógicos para o ensino de história.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1687926 - JANAINA CARDOSO DE MELLO
Interno - 2332689 - DILTON CANDIDO SANTOS MAYNARD
Externo à Instituição - SANDRA DE CÁSSIA ARAÚJO PELEGRINI

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