UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: CRISTIANE DA CONCEIÇÃO SANTANA BORGES
18/03/2024 08:34

DISCENTE: CRISTIANE DA CONCEIÇÃO SANTANA BORGES
DATA: 27/03/2024
LOCAL: modo remoto
TÍTULO: MINHAS MEMÓRIAS: UM PROJETO PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ORAIS EM TURMAS DE NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Oralidade; gênero memórias; sequência didática.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

A oralidade está presente no nosso dia a dia e é fundamental para as relações humanas em sociedade. É um importante exercício de comunicação e reflexão sobre o mundo. A presente pesquisa teve como finalidade desenvolver e aprofundar habilidades orais de alunos do nono ano do ensino Fundamental II, da escola pública Maria Verônica Matos do Nascimento, da rede municipal de Antas, situada no estado da Bahia, através do gênero memórias. Um teste diagnóstico nos fez perceber as dificuldades dos alunos em falar em público, em uma situação formal. Decidiu-se, então, por desenvolver uma Sequência Didática (SD), partindo de leituras, produções e apresentações orais relacionadas ao gênero memórias para que pudéssemos avaliar aspectos da oralidade como entonação, pausas, volume, velocidade, entre outros. A escolha do gênero memórias visava que o discente se sentisse mais a vontade para falar sobre suas vivências e que o instigasse a participar no projeto. A SD contou com 5 etapas, sendo elas: 1. Aula expositiva sobre a oralidade; 2. Abordagem sobre o gênero memórias e a orientação aos alunos sobre produção de um texto que evocasse as suas memórias; 3. Coleta dos textos produzidos pelos alunos e a oraganização das apresentações; 4. Apresentação piloto das apresentações finais; 5. Culminância do projeto. Nossas análises dos dados coletados a partir da SD tem como embasamento teórico autores como Bakhtin (2003), Mascuschi (2008) e documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A culminância do projeto foi uma apresentação intitulada Minhas Memórias que também serviu de teste de saída. A partir desde evento podemos inferir que os alunos se dedicaram ao projeto e alguns demonstraram maior consciência sobre as modulações que precisam ser feitas no ato uma apresentação oral em público. Contudo, certamente por causa do curto período de execução, muitos ainda precisam estar expostos a situações de protagonismo discursivo para que haja uma melhora considerável ao que se refere aos aspectos da oralidade.

Presidente - 1871691 - VANESSA GONZAGA NUNES
Externo ao Programa - 1694589 - ALESSANDRA CORRÊA DE SOUZA
Externo à Instituição - MARIAN DOS SANTOS OLIVEIRA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e