Banca de QUALIFICAÇÃO: DINALVA MATOS SILVA BARRETO
05/03/2024 14:11
A leitura é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento daaprendizagem, entretanto, é possível observar a dificuldade que os professores têmem inseri-la em sala de aula. Os estudantes estão acostumados com leiturasrápidas, fazer uso de tecnologias e consideram a prática da literatura enfadonha.Este projeto visa apresentar a obra A cor da ternura, de Geni Guimarães paraincentivar a leitura, explorando o gênero discursivo relato pessoal, predominante emsua narrativa. Através de seus relatos sobre momentos marcantes de sua vida,promove o empoderamento e protagonismo negro, fortalecendo as identidades paradesenvolver uma sociedade mais justa e igualitária. Nosso escopo bibliográficoapresenta os seguintes pesquisadores: Lerner (2010) e Zotz (2002), numaabordagem sobre a leitura e sua importância no ambiente escolar; Cosson (2009),que discorre sobre as etapas do processo de leitura; Perroni (1992), Dolz eSchneuwly (2004), para a compreensão do gênero discursivo relato pessoal; Freitas(2023) e Gomes (2008) relatando sobre a importância da leitura literária antirracista.Esta pesquisa será aplicada em uma sala de 9º ano do Ensino Fundamental II, emuma escola da rede pública de ensino. A partir do relato de experiências dospróprios alunos buscaremos desenvolver e expandir a oralidade, leitura e escrita dosestudantes e fortalecer a prática literária.
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