UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: JUCINALVA DOS SANTOS MARQUES
01/03/2024 08:14

DISCENTE: JUCINALVA DOS SANTOS MARQUES
DATA: 05/03/2024
LOCAL: Didatica 7 UFS S Cristóvão
TÍTULO: Experiências de Escrita Literária em Sala de Aula: criando fanfics a partir dos contos de Conceição Evaristo
PALAVRAS-CHAVES: mediação de leitura, escrita criativa, gêneros literários, fanfic, literatura afro-brasileira
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Brasileira

Um dos maiores desafios no Ensino Fundamental Anos Finais sempre foi o de fazer com que o aluno tome gosto pela leitura e escrita. Ciente dessa dificuldade, o presente trabalho pretende promover uma prática de mediação literária seguida de uma escrita criativa, para desenvolver habilidades de leitura e escrita autoral através do gênero fanfic, fomentando a leitura, a releitura e a produção textual. O trabalho volta-se também para as discussões acerca da Lei 10639/03 e da obrigatoriedade do ensino da literatura afro-brasileira. A pesquisa foi aplicada numa turma de 9° ano do Fundamental Anos Finais, da escola municipal de 1º grau José Osete de Carvalho, no município de Cardeal da Silva/BA. A metodologia empregada é da pesquisa-ação que terá como foco a mediação de leitura e da escrita criativa, utilizada em diferentes gêneros literários através de recursos multimodais, da escrita colaborativa nas redes digitais em diálogo com escritoras negras da atualidade, colaborando para a desconstrução do preconceito étnico-racial, potencializando a escrita como uma ferramenta para o protagonismo juvenil de inserção social. Para dar conta dessa proposta, trouxemos uma sequência didática composta por cinco módulos e a elaboramos um caderno pedagógico como produto final, que servirá de modelo para que os docentes de LP possam desenvolvê-lo em suas aulas. Subsidiada pelos estudos de Dolz et al (2004), para os quais a sequência didática é uma ferramenta promissora no desenvolvimento da aprendizagem. Trouxemos também a visão sobre leitura, estratégias de leitura e inserção dos gêneros textuais nas aulas de português, de autores como Solé (1998), Marcuschi (2008) e Rojo (2004). Sobre o fenômeno fanfiction, a visão de Vargas (2015). Para abordar sobre o poder humanizador da literatura, Cândido (2011) e Compagnon (1999). Usamos como referência escritoras negras como Evaristo (2016), Kilomba (2020), Oliveira (2020), dentre outras. A participação dos estudantes nas aulas de produção de fanfics revelou-se instrumental na percepção destes acerca da leitura e produção de texto, além de estimular o trabalho de forma colaborativa.

.

Presidente - 2708694 - MARIA APARECIDA SILVA RIBEIRO
Interno - 2422200 - TAYSA MERCIA DOS SANTOS SOUZA DAMACENO
Externo ao Programa - 3483421 - ANA MARCIA BARBOSA DOS SANTOS SANTANA