Banca de DEFESA: JANISSON DOS SANTOS
28/02/2024 21:14
O presente trabalho, intitulado de A Educação sergipana como representação cinematográfica: reflexões a partir dos documentários Carregadoras de Sonhos (2010) e Atravessa a Vida (2021), objetiva de modo geral: compreender como o cinema nacional tem representado a as problemáticas da educação brasileira, especialmente em Sergipe, mapeando os desafios político-educacionais, principalmente as tensões cotidianas no âmbito escolar e seus impactos sobre seus agentes sociais (professores, alunos e comunidade em seu entorno). De modo específico, a pesquisa pretende demarcar as produções cinematográficas que nos últimos 20 anos têm problematizado a educação brasileira, de modo especial a sergipana; compreender como as problemáticas sociais e educacionais são debatidas nos contextos fílmicos; estabelecer nexos entre as problemáticas educacionais e suas formas de representação, expressão e reivindicação nos documentários Carregadoras de Sonhos e Atravessa a Vida. Quanto a metodologia adotada no presente trabalho, optamos pela Análise fílmica, amparados em autores como Aumont e Marie (2004), Penafria (2009), e Vanoye (1994). Desse modo, a análise fílmica nos remete a um exame detalhado, uma fragmentação de um filme. Para além disso, ela corresponde a uma decomposição, isto é, descrever e em seguida estabelecer relações entre esses elementos decompostos, ou seja, interpretar. A presente pesquisa fora estruturada em quatro seções: a primeira é a introdução, que contém o recorte e a delimitação da pesquisa. Na segunda seção dedicamos a compreensão do documentário, tanto na apreciação dos conceitos gerais até suas implicações no Brasil. A terceira seção fora dedicada ao debater entorno da criação de um sistema nacional de educação, bem como um projeto nacional de educação. A seção de número quatro fora dedicada a análise dos dois documentários que serviram como corpus da pesquisa. Diante disso, concluímos O modo de representação da educação descrito e evidenciado em “Carregadoras de Sonhos” passa pela exibição das más condições de trabalho, pelas duplas ou até mesmo triplas jornadas de trabalho, que pode prejudicar a qualidade do ensino em função do cansaço do professor, e isso acontece pelo fato da defasagem na remuneração e não valorização do docente. Em “Atravessa a Vida”, a maneira pela qual a educação é representada passa pela compreensão daquele fenômeno sendo visto de um modo ampliado.
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