Banca de DEFESA: ROSINADJA BATISTA DOS SANTOS MORATO
28/02/2024 17:46
A migração internacional é uma temática que vem sendo amplamente estudada ao longo do último século em decorrência de suas diversas vertentes e, principalmente do impacto que causa em diversas variáveis socioeconômicas e demográficas de um país, bem como nas questões culturais e identitárias, surgindo mais recentemente a atenção ao viés de qualificação profissional desses migrantes. No Brasil essa discussão também tem se ampliado, no entanto, as regiões com maior enfoque para esses estudos continuam sendo as regiões sul e sudeste, onde historicamente o volume e a permanência desses imigrantes é maior. O presente trabalho tem por objetivo, portanto, dar luz a outras regiões brasileiras, especificamente a Nordeste, buscando entender em que contexto, para além das investigações realizadas sobre os fluxos migratórios para fins de colonização, povoamento e contratações especializadas, o que leva os imigrantes internacionais qualificados a migrarem para essas regiões e ali se constituírem enquanto membros de grupos sociais economicamente ativos e participantes da dinâmica econômico social da comunidade onde se instalaram. Especificamente, busca destacar a presença da imigração qualificada nos centros de ensino superior; identificar os principais polos emissores e receptores; conhecer as motivações e incentivos chave para a decisão do imigrante qualificado de migrar; observar como se dá a inserção socioespacial e a integração sociocultural desses imigrantes com a comunidade do local onde residem. A metodologia utilizada contempla o uso de dados secundários, registros administrativos e estatísticas oficiais, bem como entrevista semiestruturada com sujeitos que representam o objeto da pesquisa. Os resultados indicam que a área com maior concentração de imigrantes qualificados na região em estudo é a educação, que os professores imigrantes são em sua maioria motivados a migrarem a partir de oportunidades profissionais e redes sociais de afetividade (família, colegas de trabalho e/ou estudo); não sentem dificuldades com o idioma e a adaptação à cultura, e nem sempre estão predispostos a se envolverem em associações comunitárias e/ou culturais do local onde convivem. Conclui-se portanto, que as oportunidades de estudo e trabalho são variáveis importantes na decisão da escolha do destino migrante, porém as redes sociais estabelecidas na região e os vínculos familiares são fatores facilitadores na decisão de permanecerem no local.
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