Banca de DEFESA: UELITON SANTOS MOREIRA PRIMO
28/02/2024 21:55
A socialização étnico-racial engloba um conjunto de práticas que transmitemmensagens sobre raça e etnia a crianças e jovens. Existem evidências de que algumas práticasde socialização étnico-racial realizadas pelos pais têm consequências importantes para o bem-estar e desenvolvimento de crianças e jovens, o que tem levado ao aumento da pesquisa nessaárea internacionalmente. Entre as práticas mais benéficas, destaca-se a socialização cultural,que se refere a um conjunto de estratégias que ensinam às crianças sobre a história e astradições culturais do seu grupo étnico-racial, visando promover o fortalecimento daidentidade étnico-racial das crianças, sobretudo daquelas frequentemente vítimas de racismo,como as negras. No Brasil, a literatura sobre a socialização étnico-racial dos pais e seu papelprotetivo na identidade étnico-racial das crianças é escassa. Diante desse cenário, o objetivogeral desta tese é analisar a socialização étnico-racial dos pais e seu papel protetivo naidentidade étnico-racial dos filhos. Quatro capítulos compõem a tese. O primeiro capítulo tevecomo objetivo reunir as principais descobertas da literatura internacional sobre a socializaçãoétnico-racial parental, com destaque para as consequências produzidas por esse tipo desocialização para o bem-estar e desenvolvimento infantojuvenil. O segundo capítulo tevecomo objetivo conhecer as principais práticas de socialização étnico-racial realizadas nasfamílias brasileiras, por meio de uma revisão sistemática da literatura nacional. No terceirocapítulo, foi realizado um estudo empírico com 528 pais com o objetivo de adaptar umaescala de socialização étnico-racial para o Brasil e analisar um conjunto de fatores associadosao engajamento dos pais nesse tipo de socialização. No quarto capítulo, foi realizada asegunda pesquisa empírica com o objetivo de analisar o papel protetivo da socializaçãoétnico-racial dos pais na identidade étnico-racial dos filhos, em uma amostra composta por112 crianças e seus pais. Os resultados evidenciaram que quanto mais os pais promovem asocialização cultural mais os seus filhos gostam de ser negros e mais as crianças com cabelocacheado e crespo gostam da textura do próprio cabelo. Essas evidências são bastantepromissoras e podem servir de base para capacitar pais e outros cuidadores visando apromoção da socialização étnico-racial de maneira protetiva e benéfica para a identidadeétnico-racial das crianças. No geral, esta tese proporciona uma compreensão abrangente dasocialização étnico-racial parental e demonstra evidências do seu papel protetivo naidentidade étnico-racial das crianças negras e, consequentemente, no seu bem-estarpsicossocial.
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