Banca de DEFESA: MARIA DAS GRACAS ALBUQUERQUE MELO
28/02/2024 14:23
O cenário atual da educação brasileira exige que professores ressignifiquem sua prática docente para conectar-se com o estudante contemporâneo, diante das transformações e mudanças de comportamento advindas do uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs). Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo construir um produto educacional na forma de um jogo Educacional que permita o engajamento do estudante no processo de construção do saber por meio das canções levá-los ao reconhecimento das expressões metafóricas e seus efeitos de sentido, com o intuito de contribuir com o processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa. O ponto da partida foi o baixo desempenho dos estudantes em letramento em leitura, a problemática se acentua com o período do ensino remoto, proveniente do isolamento social imposto pela Covid 19, detectamos como sequela do período pandêmico, a falta de concentração e foco dos estudantes. As turmas selecionadas para trabalhar com o produto foram as do nono ano do Ensino Fundamental II. O jogo criado, denominado Uno Metáfórico é uma gamificação do jogo de cartas Uno. O suporte teórico que fundamenta a construção do produto baseia-se em : início com o estudo da Linguística Cognitva para adentrar a concepção da Metáfora Conceptual); Sardinha (2007); Vereza (2013) fundamentados nos estudos de Lakoff e Johnson (1980) a metáfora na visão dos gramáticos: Cegalla (2005), Lima (2000), Becharra (2009), Castilho(2010), Bagno(2011); uma abordagem em Gênero do Discurso Bakthin(2003) em destaque o Gênero Canção; Metodologias Ativas na perspectiva de Bacich e Moran (2018) discorro sobre as contribuições da Neurociência , o ensino por gamificação e o professor da contemporaneidade.
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