Banca de DEFESA: NEEMIAS GOMES SANTANA
26/02/2024 10:52
Essa pesquisa vincula-se ao contexto histórico, social e político da Comunidade Surda, uma vez que a identidade linguística do indivíduo é constituída a partir da identidade social (QUADROS; KARNOPP,2004). Sob essa perspectiva, esta pesquisa se relaciona com à área da Linguística, através dos postulados da Análise Crítica do Discurso (ACD), principalmente, devido a seu compromisso com os grupos vulneráveis e atenderá ao objetivo geral de analisar os posicionamentos polarizados das vozes presentes nos discursos de professores de Libras (Surdos e não-surdos) que atuam como docentes de Libras em instituições de ensino públicas e/ou privadas. O trabalho dará destaque às vozes dos professores Surdos, que defendem a visibilidade e o protagonismo das pessoas Surdas, o direito à educação e ao ensino de Libras como um dos artefatos culturais dessa comunidade. Atendendo ao caráter transdisciplinar da Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2012), dialogamos com os Estudos Surdos (PERLIN, 2016, STUMPF, 2005, PETIT 2008, SILVA 2008, GESSER 2012, STROBELL, 2008). O corpus desse estudo é formado a partir de comentários de professores de Libras sobre a temática “Ensino de Libras por pessoas ouvintes”, extraídos da rede social Instagram. Examinamos o corpus com base na abordagem metodológica qualitativo-interpretativa (MAGALHÃES; MARTINS; RESENDE, 2017; NUNES, 2021), seguindo o procedimento metodológico sugerido na ASCD (CUNHA, 2021; PEDROSA, 2016, 2018). Para uma Análise Textualmente Orientada, utilizamos a Gramática Sistêmico-Funcional (FUZER; CABRAL, 2014), que se concentra na perspectiva do contexto social de uso da língua. Dos sistemas estudados por esta Gramática, escolhemos as categorias da Avaliatividade proposta por Martin (2004), Martin e White (2005) e Martin e Rose (2003; 2007), concentrando-se, especificamente, no subsistema de Engajamento, que permite compreender a presença de monoglossia e heteroglossia nesses discursos. Com base nos resultados das análises, almejamos apresentar conclusões favoráveis em relação ao ensino de Libras no Brasil e à compreensão do processo histórico-discursivo da educação intercultural e bilíngue para pessoas Surdas no país. Dessa forma, buscamos destacar a importância de uma abordagem que contribua para a construção de uma práxis que promova diálogos reflexivos entre Surdos e ouvintes, reconhecendo a necessidade desse pensamento para a promoção da inclusão e da comunicação efetiva entre esses grupos nas interações sociais, políticas, identitárias e culturais.
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