Banca de DEFESA: EDUARDO ALVES NETO
22/02/2024 17:31
Neste estudo sobre a Sociologia das Migrações, foca-se nas trajetórias identitárias de professores migrantes em movimento pendular no Estado de Sergipe, Brasil. A pesquisa explora como a migração pendular afeta a construção das identidades profissionais e pessoais desses educadores, enfatizando a negociação identitária e as repercussões sociais, culturais e identitárias deste fenômeno. O objetivo geral é compreender as dinâmicas e desafios enfrentados pelos professores em seus deslocamentos diários, destacando a importância da temporalidade e dos processos de formação e transformação da identidade. Justifica-se pela necessidade de aprofundar o entendimento sobre o impacto da migração pendular nas trajetórias e identidades dos professores em Sergipe, uma região pouco explorada neste contexto, preenchendo uma lacuna significativa na literatura existente. A metodologia adotada é a História Oral, com entrevistas online semiestruturadas complementadas por fontes escritas, permitindo uma análise profunda das experiências migratórias. Os resultados indicam que a migração pendular influencia significativamente as identidades e práticas dos professores, revelando desafios relacionados ao deslocamento e às condições de trabalho. A estabilidade empregatícia e a vocação emergem como motivos principais para a permanência na carreira docente, enquanto estratégias de adaptação e a formação de redes de apoio são cruciais. Este trabalho contribui para uma compreensão mais profunda do fenômeno da migração pendular e suas implicações.
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