Banca de DEFESA: CARLOS ALBERTO FERREIRA DOS SANTOS
19/02/2024 10:28
A dissertação trata da relação entre direito e música como via interdisciplinar para compreender a memória social no âmbito da obra musical de Gilberto Gil. Analisa-se de forma seletiva canções do artista inscritas no período da Ditadura Civil-Militar brasileira. Investiga-se, através do discurso literomusical, o direito à memória em tempos de exceção. As canções analisadas “Cálice” e “O seu amor”, da década de 1970, presentificam o cerceamento da liberdade de expressão e violação de direitos humanos, dando voz à memória social, trazendo a consciência da ditadura através da expressão musical. Opta-se por metodologia de caráter indutivo, qualitativa, teórica, documental e interdisciplinar ancorada no método hermenêutico fenomenológico com aportes de análise do discurso. Justifica-se esta pesquisa por propiciar o entendimento da música popular brasileira como experiência crítica de períodos históricos que violaram direitos humanos e enfraqueceram direitos fundamentais integrando a memória musical como expressão da cultura e da cidadania, consciência popular e resistência em tempos de exceção. A música de Gilberto Gil como parte da memória social brasileira, conecta-se com os anseios de constitucionalização dos direitos em uma dimensão emancipatória que visa a ressignificação das identidades plurais e vias democráticas necessárias ao exercício e concretização dos direitos fundamentais
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