UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Abril de 2024

A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente


Notícias

Banca de DEFESA: CREDILZA MARQUES PEREIRA
16/02/2024 09:07


Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CREDILZA MARQUES PEREIRA
DATA: 27/02/2024
HORA: 09:00
LOCAL: 107A - DID/07
TÍTULO: METÁFORA CONCEPTUAL EM PROVÉRBIO: UMA PROPOSTA D E PRODUÇÃO DE ARTIGO DE OPINIÃO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: artigo de opinião; escrita; metáfora conceptual; provérbio.
PÁGINAS: 156
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Teoria e Análise Lingüística
RESUMO:

Objeto de estudo da Linguística Cognitiva, a metáfora conceptual resulta de domínios conceptuais projetados das experiências dos indivíduos, que interagem com o mundo das coisas para explicar fenômenos linguísticos. Portadora de significados, pode ser trabalhada no contexto escolar para facilitar o processo de escrita, sobremaneira quando considerada a partir de uma dinâmica que valorize o lúdico e os aspectos culturais de uma dada comunidade. À luz dessa perspectiva e tendo em vista a dificuldade manifestada pelo aluno em lidar com a produção do texto escrito, este trabalho buscou, por meio de atividades centradas na exploração da metáfora conceptual inerente a oito provérbios veiculadores de violência contra a mulher, promover uma escrita processual e lúdica do gênero artigo de opinião. Metodologicamente, tal proposta foi aplicada junto a uma turma do 9˚ ano da Escola Municipal Professor Edgar Santos, em Crisópolis-BA, mediante trilha didática composta por cinco módulos: 1) Os primeiros passos da trilha; 2) Pé na estrada: conhecendo o gênero provérbio; 3) Parada para descanso: jogo Pega Provérbio; 4) Pé na estrada; e 5) Ponto de chegada. Em termos teóricos, ganharam destaque, entre outros, estudos como os de: i) Lakoff e Johnson (1986), Turner (1996) e Chiavegatto (2002), Sardinha que realçam aspectos afetos à natureza conceptual das metáforas; ii) Xantara (2010) e Sousa (2019), sobre o valor sociocultural dos provérbios; e iii) Kleiman (2016), Koch (2022), Passarelli (2004, 2012) e Antunes (2003), denodadas pesquisadoras do estatuto da leitura/interpretação, produção e avaliação do texto escrito, chave-mestra do percurso educacional. A análise realizada confirmou que as ações planejadas melhoraram significativamente a produção escrita dos alunos, pois a partir do jogo Pega provérbio e das discussões surgidas em torno das representações sociais e metafóricas inerentes aos provérbios em foco, os alunos reconheceram a importância de uma abordagem processual de escrita, ao tempo em que aguçaram um olhar lúcido e necessário para a temática dos direitos humanos, produzindo artigos de opiniões que atenderam ao esperado para seu nível escolar. Como parte de um continuum, a trilha executada culminou na elaboração de um caderno pedagógico, que visa colaborar com educadores de língua materna, despertando-lhes outras iniciativas de melhoria no trato com o lúdico e o processual da produção escrita.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1544625 - LEILANE RAMOS DA SILVA
Interno - 1061394 - ADRIANA DALLA VECCHIA
Externo à Instituição - JAQUELINE GOMES DOS SANTOS TELES

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e