UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Abril de 2024

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Banca de DEFESA: JEAN SANTOS BATISTA
15/02/2024 08:44


Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JEAN SANTOS BATISTA
DATA: 26/02/2024
HORA: 14:00
LOCAL: híbrida: meet.google.com/jrn-kuaq-ouw
TÍTULO: Leitura de textos orais de opinião: ensino da argumentação a partir de um protótipo de ensino
PALAVRAS-CHAVES: Argumentação oral. Protótipo de ensino. Multiletramentos.
PÁGINAS: 123
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:

Esta pesquisa, circunscrita ao âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Le- tras (Profletras-UFS), tem o intuito de aprofundar o estudo da leitura de textos orais de opinião com estudantes do ensino fundamental (anos finais). Assim, o principal objetivo é sistematizar a leitura argumentativa desse gênero por meio de um protótipo de ensino, cuja aplicação interventiva ocorreu em uma turma de nono ano de uma escola pública de São Cristóvão, em Sergipe. Este estudo tem por base a identificação de algumas lacunas em estudos da argumentação oral do Profletras, observadas em uma revisão sistemática da literatura. Constatou-se que o trabalho com a argumenta- ção oral na escola frequentemente tem se restringido à aplicação de sequências di- dáticas em torno do gênero debate. Na presente proposta, optou-se por elaborar um protótipo de ensino, conforme Rojo (2017), por ser um recurso didático favorável à integração de mídias que favorecem o trabalho com o texto oral de opinião. Também fundamentam esta investigação a concepção de gêneros do discurso, definida por Bakhtin (2016); a perspectiva da argumentação interacional, segundo Plantin (2008); os procedimentos de análise dos níveis argumentativos, tal como propõem Padilla, Douglas e López (2011) e os princípios de leitura argumentativa propostos por Aze- vedo, Reis e Monte (2021). Metodologicamente, esta pesquisa tem natureza qualitativa, fundamentada em Bortoni-Ricardo (2008), e recorre à pesquisa-ação, baseada em Tripp (2005)), para a aplicação do processo de invenção na escola. Desse modo, esta investigação se alinha à Pedagogia dos Multiletramentos, do Grupo Nova Londres (1996, 2000) e aos estudos da argumentação na contemporaneidade, além de intentar contribuir com o aprimoramento da leitura dos estudantes envolvidos nesta proposta interventiva. Com a aplicação do produto de pesquisa, os resultados apurados apontam que a articulação entre leitura argumentativa e o protótipo de ensino favorece a compreensão dos estudantes a respeito dos textos orais de opinião, bem como contribui para a identificação dos aspectos da oralidade e da argumentação. Dessa forma, conclui-se que esta abordagem viabiliza o trabalho com argumentação oral no processo de ensino-aprendizagem


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2026538 - ISABEL CRISTINA MICHELAN DE AZEVEDO
Interno - 1061394 - ADRIANA DALLA VECCHIA
Externo à Instituição - CONSTANZA ADELA PADILLA SABATE

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