UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: NATALIA DE JESUS SANTOS
08/02/2024 08:56

DISCENTE: NATALIA DE JESUS SANTOS
DATA: 27/02/2024
LOCAL: CPPGI
TÍTULO: AVALIAÇÃO DOS MARCOS CLÍNICOS PARA ESTADIAMENTO DO PACIENTE COM ESCLEROSE LATERAL AMIOTROFICA: Uma Revisão Sistemática.
PALAVRAS-CHAVES: Doença neurodegenerativa. Variações Genéticas. Estadiamento. Revisão Sistemática.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença que possui caráterdegenerativo dos neurônios motores superiores e inferiores. O desenvolvimento da ELAadvém de um conjunto de condições genéticas sendo os genes mais comuns o SOD1,C9ORF72, FUS e TARDBP, além disso, fatores relacionados ao ambiente e aoenvelhecimento. OBJETIVO: Realizar revisão sistemática para avaliar os marcossintomatológicos da evolução clínica de pacientes com ELA clássica e suas variantes.METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão sistemática em estudo relacionados ao objetivogeral. A busca foi realizada nas seguintes bases de dados: PubMed, Embase, CINAHL,Scopus e Scielo, foram incorporados ao estudo materiais publicados sem restrição de ano eidioma. Os seguintes descritores foram utilizados: Amyotrophic Lateral Sclerosis,Neurodegenerative Diseases, Nervous System Diseases, Motor neuron disease, ALSSpectrum, Prognosis, Clinical outcome, Stratification, Stage, Disease Severity, DiseaseCourse Rate of progression e Signs and Symptoms. Foram incluídos nessa pesquisa desenhode estudo (ensaios clínicos randômicos, coorte, caso-controle, transversal, relato e série decasos), estudos que relatem sobre as manifestações clínicas apresentadas pelos pacientes comELA de ambos os sexos, estudos com uso de escalas utilizadas para o diagnóstico da ELA eque descrevam sobre as variações da ELA: SOD1, C9ORF72, TDP43 e FUS. Como critériosde exclusão foram considerados, para essa revisão, estudos que não descrevam sobre asmanifestações clínicas da ELA, estudos que não abordem SOD1, C9ORF72, TDP43 e FUS. Aavaliação da qualidade metodológica dos estudos incluídos foi realizada através da ferramentade avaliação crítica do Joanna Briggs Institute (JBI). RESULTADOS: Os estudos incluídosdescreveram sobre sinais e sintomas relacionados ao sistema motor, sistema respiratório, aalterações gastrointestinais, a alterações emocionais, cognitivas e de comunicação.CONCLUSÃO: Conclui-se que o desenvolvimento dessa revisão possibilitou organizar osmarcos clínicos, sinais e sintomas da ELA, assim sendo possível visualizar claramente aevolução dos sintomas à medida que a doença progride. Faz-se necessário futuros estudospara reconhecer e organizar esses sinais e sintomas na forma familiar, que não foicontemplada nessa revisão.

Presidente - 1683809 - DEISE MARIA FURTADO DE MENDONCA MARTINS
Externo à Instituição - FERNANDA OLIVEIRA DE CARVALHO
Interno - 1881178 - MARCOS VINICIUS MEIADO

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e