UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: DANIEL OLIVEIRA REIS
07/02/2024 15:36

DISCENTE: DANIEL OLIVEIRA REIS
DATA: 28/02/2024
LOCAL: CPPGI
TÍTULO: Efeito das mudanças climáticas, do uso da terra e das invasões biológicas na distribuição de duas árvores da Caatinga.
PALAVRAS-CHAVES: Antropização; Exóticas invasoras; Alterações climáticas; Savana estépica.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

As mudanças climáticas, o uso da terra e as invasões biológicas são as maioresameaças a biodiversidade do planeta. Desta forma, o presente estudo buscou compreendercomo a distribuição de duas espécies nativas da Caatinga podem ser afetadas pelo efeitosinérgico desses fatores. Para isso foram escolhidas as espécies nativas Amburana cearensis(Allemão) A.C.Sm. e Schinopsis brasiliensis Engl. e as exóticas invasoras Leucaenaleucocephala (Lam.) de Wit e Prosopis spp. Inicialmente foram obtidos pontosgeorreferenciados dessas espécies em diferentes bases de dados online. Após um processo deadequação, esses pontos foram correlacionados com variáveis climáticas atráves dosalgoritmos GAM, Maxent, RF e GBM para elaboração de modelos de distribuição atuais efuturos. Os modelos das espécies nativas e exóticas invasoras foram binarizados mediante ovalor que maximizasse o TSS e depois somados em pares de mesmo período e cenário paraque fosse possível calcular a área onde as espécies nativas e exóticas invasoras possamcoocorrer (sobreposição) na Caatinga. Ademais, foram obtidas projeções de uso e coberturada terra para que fosse possível quantificar a antropização no presente e futuro dentro dasáreas sobrepostas entre as espécies. No presente, S. brasiliensis apresentou uma áreaadequada de 702.176 km² e nas projeções futuras foi possível observar reduções em todos osperíodos avaliados, principalmente em 2081-2100, chegando a 467.927 km². Já A. cearensis,manteve um valor constante de 862.941 km² de acordo com os modelos binários em todos osperíodos e cenários avaliados. A porcentagem de antropização dentro das áreas adequadas foimaior em todos os cenários pessimista futuros em comparação com o presente. A áreaadequada sobreposta entre S. brasiliensis e A. cearensis e a espécie exótica invasoras L.leucocephala reduziram de 701.900 e 862.494 km² no presente para 236.603 e 421.231km²no futuro, respectivamente. De maneira semelhante, a área de sobreposição entre S.brasiliensis e Prosopis spp foi de 702.176 km² no presente para 467.927 km² no futuro. Já asobreposição entre A. cearensis e Prosopis spp manteve o valor de 862.941km² em todo os períodos avaliados. Apesar dessa contração de grande parte das áreas sobrepostas, atendência foi de aumento do percentual de antropização nos cenários pessimistas em relaçãoao período vigente. Assim, os modelos obtidos sugerem que as mudanças climáticasprevistas para os próximos anos poderão diminuir a extensão de ocorrência das espéciesnativas, principalmente de S. brasiliensis, e que o cenário apresentado poderá ser ainda piordevido a elevada sobreposição espacial entre as espécies nativas e exóticas invasoras emáreas com condições de conservação que favorecem L. leucocephala e Prosopis spp.

Presidente - 1715088 - JULIANO RICARDO FABRICANTE
Interno - 1116155 - LARISSA MONTEIRO RAFAEL
Externo à Instituição - RANDSON MODESTO COÊLHO DA PAIXÃO

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e