UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: JOSUEL HUANG PAK SAN
02/02/2024 14:23

DISCENTE: JOSUEL HUANG PAK SAN
DATA: 28/02/2024
LOCAL: Didática VII sala 201
TÍTULO: Explorando os operadores argumentativos no ensino fundamental: uma prática que desafia o professor de língua portuguesa
PALAVRAS-CHAVES: Operadores Argumentativos; Gramática; Leitura; Livro didático.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Teoria e Análise Lingüística

Os operadores argumentativos são recursos gramaticais responsáveis de mostrar a força argumentativa dos enunciados e o sentido para o qual apontam (KOCH; ELIAS, 2022), funcionando como pistas para coesão sequencial, já que além de ligar as partes do texto reforçam importantes nexos semânticos entre elas. Entretanto, ao lermos os textos produzidos por nossos alunos, notamos o pouco uso deles e a preferência pelo operador genérico e para ligar orações e estabelecer variadas relações de sentido. Considerando que há diferenças de uso de operadores argumentativos a depender do tipo de texto, do grau de formalidade e do registro (fala e escrita) e que nós, professores de Língua Portuguesa, temos a incumbência de contribuir para o desenvolvimento da competência linguística dos nossos alunos, estabelecemos uma pesquisa-ação nos moldes propostos pelo Profletras (AZEVEDO; FREITAG, 2020), para confeccionar um módulo didático com o objetivo de estimular o reconhecimento dos operadores argumentativos de contraste e ampliar o repertório deles quanto a esses elementos linguísticos. Para ampliar o repertório de operadores argumentativos do 9º ano da Escola Municipal Coronel Sabino Ribeiro, situada no município de Maruim, no estado de Sergipe, foi desenvolvido um módulo didático dividido em quatro etapas. A primeira etapa consistiu na aplicação de um protocolo para compreensão leitora junto com um texto lacunado com a omissão dos operadores argumentativos. O diagnóstico da proficiência leitora da turma seguiu os protocolos em desenvolvimento no âmbito do projeto “Impactos da pandemia de COVID-19 na linguagem da criança e do adulto: foco no desenvolvimento e na aprendizagem da leitura”, com o protocolo de diagnóstico de com teste cloze (CARDOSO et al., 2023), e além do diagnóstico do baixo nível de compreensão leitora, identificamos o predomínio do uso da conjunção e para marcar as relações semânticas. Para a segunda e terceira etapas, selecionamos seis textos com critério de gradualidade de informações visual e verbal. Aatividade 1 desta sequência estimula a produção de uma narração escrita a partir de dois textos com predominância de linguagem visual. A atividade 2 leva a reflexão do uso dos operadores argumentativos através de quatro textos com gradualidade de informações visuais e verbais. Nos dois primeiros textos dessa última atividade, há articulação entre os dois tipos de linguagem; já os dois últimos textos selecionados são curtos com uso abrangedor da linguagem verbal. Constatamos que as atividades do módulo didático favorecem o desenvolvimento da habilidade proposta pela BNCC de “Utilizar, na escrita/reescrita de textos argumentativos, recursos linguísticos que marquem as relações de sentido entre parágrafos e enunciados do texto e operadores de conexão adequados aos tipos de argumento e à forma de composição de textos argumentativos” (BRASIL, 2018, p.145). Os resultados da aplicação do nosso módulo, em convergência com outros trabalhos do PROFLETRAS que empregaram a linguagem visual na exploração de conteúdos gramaticais como o de Rocha (2018), mostraram avanços no desempenho dos alunos em relação ao conteúdo trabalhado.

Presidente - 1505794 - RAQUEL MEISTER KO FREITAG
Interno - 2026538 - ISABEL CRISTINA MICHELAN DE AZEVEDO
Externo ao Programa - 1190642 - ALESSANDRA PEREIRA GOMES MACHADO

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e