UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: MARIA CONCEIÇÃO OLIVEIRA DA PAZ
25/01/2024 13:50

DISCENTE: MARIA CONCEIÇÃO OLIVEIRA DA PAZ
DATA: 28/02/2024
LOCAL: Didática VII, sala 408B
TÍTULO: LEITURA DE CONTOS E CRIAÇÃO ESCRITA: UM CONVITE À FRUIÇÃO LITERÁRIA
PALAVRAS-CHAVES: Conto; Ensino; Humanização. Literatura
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

O presente trabalho tem como objetivo propor estratégias de ensino por meio da leitura e análise de contos literários, na perspectiva de ampliar o acesso de estudantes do 8º ano do ensino fundamental à literatura. Além disso, pretende-se, a partir da prática de estudo do gênero conto, desenvolver a humanização nos educandos no intuito de conduzi-los ao prazer do texto literário. Para tanto, tomam-se como referenciais teóricos: i) no que tange às noções de compreensão leitora: Solé (1998) e Leffa (2012); ii) em relação a uma abordagem processual de produção escrita: Passareli (2012); iii) como amparo às discussões voltadas à percepção de literatura como instrumento de humanização: Candido (2011), Barthes (2015) e Todorov (2009); e iv) concernentes ao debate inerente à definição e função social do gênero conto: Cortázar (2006), Gotlib (2004) e Moisés (2006). Em termos metodológicos, propõe-se o trabalho com sequência didática, sendo constituída por quatro módulos, organizados em doze aulas, de modo que permita aos estudantes realizarem a leitura de contos de diferentes autores e temáticas a fim de que, ao final, sintam-se motivados a produzir resenhas literárias a serem publicizadas no ambiente escolar. Espera-se que esta pesquisa possa ter um resultado significativo a ponto de promover o encantamento dos alunos por texto literário, possibilitando-lhes assumir uma atitude crítica diante do que leem, a par de uma reflexão sobre a realidade. Ademais, com o fito de socializar os resultados deste projeto junto a professores de língua portuguesa, propõe-se a elaboração de um Caderno Pedagógico. Estará proposto nesse caderno uma metodologia exequível para o atendimento aos anos finais do ensino fundamental, permitindo aos/às professores/as da área de linguagem fazerem adequações na proposta, considerando a realidade, o contexto e o nível de aprendizagem das turmas. Em sentido amplo, a ideia é colaborar com possibilidades de ressignificação do trabalho com o gênero conto na educação básica, pois a literatura precisa fazer parte do universo escolar dos estudantes e dos contextos de sua vida.

Presidente - 2251636 - ALEXANDRE DE MELO ANDRADE
Interno - 1544625 - LEILANE RAMOS DA SILVA
Externo ao Programa - 1256373 - URANDI ROSA NOVAIS

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e