Banca de DEFESA: MARIA CONCEIÇÃO OLIVEIRA DA PAZ
25/01/2024 13:50
O presente trabalho tem como objetivo propor estratégias de ensino por meio da leitura e análise de contos literários, na perspectiva de ampliar o acesso de estudantes do 8º ano do ensino fundamental à literatura. Além disso, pretende-se, a partir da prática de estudo do gênero conto, desenvolver a humanização nos educandos no intuito de conduzi-los ao prazer do texto literário. Para tanto, tomam-se como referenciais teóricos: i) no que tange às noções de compreensão leitora: Solé (1998) e Leffa (2012); ii) em relação a uma abordagem processual de produção escrita: Passareli (2012); iii) como amparo às discussões voltadas à percepção de literatura como instrumento de humanização: Candido (2011), Barthes (2015) e Todorov (2009); e iv) concernentes ao debate inerente à definição e função social do gênero conto: Cortázar (2006), Gotlib (2004) e Moisés (2006). Em termos metodológicos, propõe-se o trabalho com sequência didática, sendo constituída por quatro módulos, organizados em doze aulas, de modo que permita aos estudantes realizarem a leitura de contos de diferentes autores e temáticas a fim de que, ao final, sintam-se motivados a produzir resenhas literárias a serem publicizadas no ambiente escolar. Espera-se que esta pesquisa possa ter um resultado significativo a ponto de promover o encantamento dos alunos por texto literário, possibilitando-lhes assumir uma atitude crítica diante do que leem, a par de uma reflexão sobre a realidade. Ademais, com o fito de socializar os resultados deste projeto junto a professores de língua portuguesa, propõe-se a elaboração de um Caderno Pedagógico. Estará proposto nesse caderno uma metodologia exequível para o atendimento aos anos finais do ensino fundamental, permitindo aos/às professores/as da área de linguagem fazerem adequações na proposta, considerando a realidade, o contexto e o nível de aprendizagem das turmas. Em sentido amplo, a ideia é colaborar com possibilidades de ressignificação do trabalho com o gênero conto na educação básica, pois a literatura precisa fazer parte do universo escolar dos estudantes e dos contextos de sua vida.
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