UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: LORENA NOGUEIRA COSTA OLIVEIRA
25/01/2024 13:50

DISCENTE: LORENA NOGUEIRA COSTA OLIVEIRA
DATA: 29/02/2024
LOCAL: Didática VII - sala 408B
TÍTULO: LETRAMENTO LITERÁRIO: REFLEXÕES SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NA LITERATURA BRASILEIRA - uma proposta para os anos finais do ensino fundamental
PALAVRAS-CHAVES: Letramento literário; violência patriarcal; empoderamento feminino; escola como agente de mudança.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

Este projeto procura desenvolver métodos de letramento literário visando a formação de leitores críticos, através do estudo de textos escritos por autoras que discutem a questão da violência contra a mulher. Diante do crescente índice de violência de gênero durante a pandemia, tornou-se cada vez mais evidente a importância de abordar esse tema em sala de aula e empregar a literatura como instrumento de transformação social. A escolha das obras de Clarice Lispector (A língua do P), Lygia Fagundes Telles (Venha ver o pôr do sol) e Marina Colasanti (Porém igualmente) tem como objetivo promover uma reflexão sobre a violência contra a mulher e a violência patriarcal, seguindo os princípios de bell hooks. Nesse contexto, as aulas de Língua Portuguesa se tornam espaços de resistência ao sexismo e ao machismo, contribuindo para o desenvolvimento crítico dos alunos. Essa abordagem permite que os alunos não apenas aprendam a língua, mas também se conscientizem dos problemas sociais e de gênero presentes na sociedade. Os teóricos de letramento literário e literatura no contexto escolar que embasam este trabalho são Cosson, Dalvi, Gomes, Macedo, Zilberman e Rouxel. Para abordar as questões da violência contra a mulher foram utilizadas Beauvoir, Tiburi, Bravo, hooks, Meneghel e Portella. Busca-se, ao final, promover reflexões sobre machismo, feminicídio e empoderamento feminino por meio do letramento literário. Além disso, o estudo considera a relevância do espaço escolar como ambiente propício para a mudança social e o empoderamento. As aulas de Língua Portuguesa são direcionadas a serem espaços reflexivos sobre a questão do feminicídio, visando ao enfrentamento do patriarcado. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal CAIC Misael Aguilar, em Juazeiro-BA, com alunos do 9º ano. A abordagem qualitativa permitiu a participação ativa dos estudantes na reflexão e interpretação dos textos.

Presidente - 2251636 - ALEXANDRE DE MELO ANDRADE
Externo ao Programa - 95283 - CARLOS MAGNO SANTOS GOMES
Externo à Instituição - CLAUDIA PARRA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e