Banca de QUALIFICAÇÃO: ELAINE FERNANDA DOS SANTOS
24/01/2024 20:52
O cenário educacional contemporâneo tem exigido mudanças na percepção do processo de ensino e aprendizagem. As práticas de formação de professores de Ciências Biológicas precisam ser reconstruídas, de modo a atender as necessidades envolvidas na construção de conhecimentos. Mediar situações de aprendizagem pautadas no desenvolvimento de habilidades argumentativas é uma competência evidenciada pela BNC-Formação. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo analisar a argumentação na formação de professores em Ciências Biológicas, por meio da aplicação de uma Sequência de Ensino Investigativa com Estudo de Caso, estruturada em torno da Questão Sociocientífica (QSC) testes em animais. Para isso, realizamos uma pesquisa qualitativa, com a construção e aplicação de uma sequência com alunos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas, da UFS, campus São Cristóvão, na disciplina de Instrumentação para o Ensino de Ciências e Biologia. A sequência foi estruturada em torno de uma QSC, testes em animais, utilizando na etapa investigativa o método do EC. Na segunda etapa de coleta de dados utilizaremos uma entrevista semiestruturada para identificar as concepções dos estudantes sobre as abordagens e metodologias utilizadas para gerar habilidades argumentativas. Os dados serão analisados usando o Layout de Toulmin para identificar a estrutura do argumento e em seguida a ferramenta analítica de Erduran, Simon e Osborne para avaliar a qualidade dos argumentos. As entrevistas serão analisadas usado a análise de conteúdo de Bardin. Um dos resultados prévios apontam para o aumento da qualidade do argumento quando comparamos o argumento inicial sobre a questão-problema e o final, depois da aplicação de toda a sequência.
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