UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELA SANTOS DE JESUS
23/01/2024 17:41

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIELA SANTOS DE JESUS
DATA: 01/03/2024
LOCAL: Qualificação em sala virtual
TÍTULO: ABORDAGEM STEM E OS ITINERÁRIOS FORMATIVOS NO NOVO ENSINO MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: Abordagem STEM/STEAM; Itinerários formativos; Trilhas de aprendizagem
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Este estudo visa avaliar o processo de apropriação e engajamento da abordagem STEAM pelos professores da Educação Básica durante a implementação dos Projetos Integradores. Para essa investigação fez necessário compreender o funcionamento do Novo Ensino Médio e com isso o formato dos Itinerários Formativos em Sergipe, o qual adotou as chamadas Trilhas de Aprendizagem sendo, uma delas, a abordagem STEAM. Em termos metodológicos, optou-se por uma estrutura multipaper, que consiste na construção da pesquisa no formato de um conjunto de artigos que apresentam opções metodológicas distintas. Como resultados preliminares apresentamos o mapeamento STEM/STEM, a Revisão Sistemática da Literatura no qual identificamos um entrelaçamento das práticas epistêmicas com atividades investigativas, a análise das entrevistas com docentes e estudantes para compreender o desenvolvimento e apropriação dos temas expostos nas Trilhas de Aprendizagem STEAM, a investigação sobre as práticas epistêmicas para identificar as que prevalecem durante a abordagem STEAM e por meio de entrevistas coletivas buscamos identificar as dificuldades e desafios enfrentados por estudantes e professores na implementação das Trilhas de aprendizagem no Novo Ensino Médio. Com os dados do entrelaçamento das etapas desenvolvidas até o presente momento é possível inferir que a abordagem STEAM é vista como uma abordagem positiva pelos estudantes e uma abordagem negativa pelos professores, o que indica um engajamento dos estudantes maior do que dos professores, apontando para um conflito no processo de apropriação da abordagem STEAM.

Presidente - 1629742 - EDSON JOSE WARTHA
Interno - 472.701.795-49 - ADJANE DA COSTA TOURINHO E SILVA
Externo à Instituição - JOSIVANIA MARISA DANTAS
Externo à Instituição - DANIEL MORIN OCAMPO