Banca de DEFESA: REJANE DONATO PINTO
16/01/2024 11:53
Diante da ocorrência de problemas ambientais que atingiram o mundo em escala global, todauma mobilização em nível internacional se configurou para discutir e endereçar a criseambiental mundial. A Educação Ambiental surge como dimensão essencial e permanente paratrabalhar a relação ser humano/meio ambiente. Concepções e práticas plurais voltadas à essadimensão resultaram no delineamento de correntes de Educação Ambiental. Considerandoisso, pretendemos, como objetivo geral desta pesquisa, analisar o alinhamento de textos eatividades sobre a temática ambiental da seção de Produção de Texto do livro didático deLíngua Portuguesa do 3º ano do ensino médio de escola da rede estadual de Aracaju/SE aconcepções de correntes de Educação Ambiental. Para tanto, buscou-se entender a função erelevância do livro didático no ensino-aprendizagem, discorrer as Diretrizes CurricularesNacionais de Educação Ambiental e descrever proposições que identificam as correntes deEducação Ambiental. Essa pesquisa é de cunho qualitativo, descritivo e documental. Utilizou-se, para a análise e tratamento dos dados, as técnicas de Análise de Conteúdo. Tomando comocategorias de análise a tipologia delineada por Sauvé (2005), colhemos, como resultados,identificamos que as correntes ambientais que predominaram no material analisado foram aspertencentes à categoria denominada de tradicionais.
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