Banca de DEFESA: HUGO NILO ALECRIM PINHEIRO
16/01/2024 09:02
A emergência global criada pela COVID-19 confirmou que os mais afetados pelo vírus são osmais vulneráveis e marginalizados na sociedade. A pandemia não discriminou, mas teve umimpacto desproporcionalmente negativo sobre as crianças e adolescentes mais desfavorecidassocial e economicamente. Dessa maneira, nesse estudo, objetiva-se avaliar a saúde mental deescolares adolescentes após o período de distanciamento social devido a pandemia porCOVID-19, em uma comunidade com recente episódio de violência e suicídio entre escolares.Objetiva-se também relacionar os achados da presença e intensidade de sintomas de depressãoe de ansiedade com condições sociodemográficas, econômicas e experiências pessoais efamiliares ao contexto do distanciamento social. Para isso foram aplicados os questionários:“Children Depression Inventory” – CDI, Beck’s Depression Inventory” – IDB e“Multidimensional Anxiety Scale for Children” – MASC, além de um questionáriosociodemográfico do participante da pesquisa e outro do cuidador principal. A coleta de dadosfoi realizada no segundo semestre letivo de 2022, com adolescentes com idades entre 15 e 19anos, estudantes de uma escola pública com episódio recente de suicídio entre os alunos einserida numa comunidade com episódio também recente de violência nas escolas. Durantetoda a pesquisa foram realizadas palestras na escola participante, com abordagem de temasrelevantes à prevenção em saúde mental. A análise dos resultados aconteceu categorizada pelapresença ou não de sintomas depressivos e ou ansiosos, de acordo com o ponto de corte decada instrumento (CDI, maior ou igual a 18, IDB, maior ou igual a 10 e MASC, maior ouigual a 56).
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