Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSEANE SANTOS DA COSTA
15/01/2024 11:29
Esta pesquisa trata da Educação Escolar Quilombola em Alagoas, tendo comoobjetivo compreender o processo de constituição da identidade quilombola dos alunos daEscola Municipal Professora Mary Sampaio Caparica, situada em Palmeira dos Índios/AL.Buscando desta forma contribuir com a visibilidade dos remanescentes quilombolas daComunidade Tabacaria, mostrando o protagonismo, as tradições, as lutas e as conquistas. Oscaminhos para realização da pesquisa deu-se por meio levantamento bibliográfico em livros,artigos, dissertações e teses, tendo como referências Nilma Lino Gomes (2011), MariléaAlmeida (2022), Flávio dos Santos Gomes (2015), bell hooks (2017), Manuel Castells (2018),além de pesquisa de campo por meio entrevista com os alunos, os professores, oscoordenadores e os diretores da escola. As pesquisas mostram que existe um longo percursopara que a Educação Escolar Quilombola seja implementada de forma satisfatória, isso deve-se ao racismo estrutural presente na nossa sociedade, ao ensino eurocentrado. Além da faltade formação continuada para os professores, a inexistência de livros didáticos sobre atemática, situações essas que contribuem para a temática não seja abordada em ambienteescolar e consequentemente contribuindo com o desconhecimento e preconceito sobre osremanescentes quilombolas.
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