Banca de QUALIFICAÇÃO: DIEWELLY MARIA SILVA
15/12/2023 10:56
No Brasil, a malha viária desempenha um papel preponderante no transporte de cargas e passageiros, e a eficiência na gestão dos recursos destinados à pavimentação é de importância primordial. Portanto, o objetivo central desta pesquisa consistiu na otimização do dimensionamento estrutural das camadas de pavimentos flexíveis e semirrígidos, levando em consideração variáveis como o tipo de estrutura, as espessuras das camadas e os custos dos materiais empregados. Para atingir essa meta, a aplicação de técnicas de otimização se revela como uma abordagem altamente eficaz na busca por um dimensionamento apropriado de pavimentos. Nesse cenário, os algoritmos de pesquisa inteligente emergem como instrumentos valiosos na busca pelo projeto ideal, aquele que não apenas maximiza os benefícios proporcionados, mas também minimiza os custos associados à construção do pavimento. Dentre as diversas técnicas de otimização disponíveis na engenharia, os algoritmos genéticos despontam como uma tendência robusta e promissora, destacando-se pela sua facilidade de implementação e pelos excelentes resultados que são capazes de proporcionar. A pesquisa visa desenvolver um software que integra abordagens mecanicistas-empíricas, funcionais e econômicas para otimizar as espessuras das camadas de pavimentos. A ferramenta proposta utilizará o software ELSYM5 como uma sub-rotina especializada para cálculos de tensões e deformações críticas no pavimento. Os resultados dessas análises desempenharão um papel essencial na orientação de decisões bem fundamentadas durante o processo de dimensionamento das camadas do pavimento. O objetivo principal é obter projetos de pavimentos que maximizem o desempenho e a durabilidade, enquanto minimizam os custos associados à sua construção e manutenção. Isso representa uma abordagem promissora para aprimorar os investimentos em rodovias, contribuindo significativamente para a qualidade das infraestruturas viárias.
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