UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: ISABELA GOMES CANUTO
11/12/2023 12:30

DISCENTE: ISABELA GOMES CANUTO
DATA: 23/01/2024
LOCAL: Sala de Videoconferência
TÍTULO: MAPEAMENTO DE BOAS PRÁTICAS E ASSOCIAÇÃO COM INDICADORES SOCIOECONÔMICOS NO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR DO ESTADO DE SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: Inocuidade dos Alimentos. Alimentação Escolar. Fatores Socioeconômicos. Mapeamento Geográfico.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição
SUBÁREA: Dietética

O Programa Nacional de Alimentação Escolar é uma ferramenta de grande importânciana garantia da Segurança Alimentar e Nutricional dos brasileiros, constituindo uma dasformas de assegurar o Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável para apopulação. Considerando a indissociabilidade deste direito, uma possível associaçãoentre a qualidade higiênico-sanitária dos alimentos ofertados e o perfil socioeconômicode onde as unidades de alimentação e nutrição escolares pertencem caracterizaria umaviolação desse direito humano. Portanto, o estudo objetiva associar o cumprimento deBoas Práticas em escolas públicas do estado de Sergipe com os respectivos indicadoressocioeconômicos, sendo pioneiro em diagnosticar o Programa Nacional de AlimentaçãoEscolar a nível estadual e utilizar o mapeamento geográfico para representar osresultados. Para isto, foram fornecidos dados secundários do preenchimento da Lista de
Verificação de Boas Práticas na Alimentação Escolar de todas as 314 escolas públicasdo estado pela Secretaria de Educação e Cultura de Sergipe. Os dados socioeconômicosforam obtidos através das bases de dados do Instituto Brasileiro de Geografia eEstatística e do Atlas de Vulnerabilidade Social. A análise de clusters foi aplicada paraverificar associação entre os indicadores socioeconômicos e as Boas Práticas nasescolas. Para confecção dos mapas foi utilizado o programa GeoDa. Além disso, otrabalho contou com financiamento da Fundação de Apoio à Pesquisa e InovaçõesTecnológicas do estado de Sergipe. Com a aplicação destes métodos, foram encontradosdois clusters bem definidos, com níveis de significância (p<0,05) para a maioria dasvariáveis analisadas. Estes resultados indicam o comprometimento da qualidade dosalimentos ofertados pelas escolas de acordo com o perfil socioeconômico de sualocalidade, o que caracteriza uma violação do Direito Humano à Alimentação Adequadae Saudável no Programa Nacional de Alimentação Escolar do estado de Sergipe.

Presidente - 057.441.356-18 - IZABELA MARIA MONTEZANO DE CARVALHO
Externo à Instituição - VERONICA CORTEZ GINANI
Externo à Instituição - ELKE STEDEFELDT

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e