UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: CELINA MARIA CAMPOS FEITOSA
06/12/2023 09:21

DISCENTE: CELINA MARIA CAMPOS FEITOSA
DATA: 20/12/2023
LOCAL: meet.google.com/qqs-ubgp-iqp
TÍTULO: AVALIAÇÃO DE MUDANÇAS NA COMPOSIÇÃO DOS CARDÁPIOS E NA ADESÃO AO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (PNAE) NO ESTADO DE SERGIPE APÓS A LEI Nº 11.947/2009
PALAVRAS-CHAVES: Políticas Públicas. Nutrição. Saúde. Agricultura familiar. Alimentação Escolar.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição

INTRODUÇÃO: O Programa Nacional de Alimentação Escolar é uma das maiores políticas públicas do Brasil. Com a sanção da Lei 11.947/2009 houve uma mudança na perspectiva da obrigatoriedade da inclusão de alimentos oriundos da agricultura familiar. Apesar da oferta não indicar necessariamente o consumo desses alimentos pelos escolares, tanto a composição quanto a aceitabilidade dos cardápios propostos são essenciais para que os objetivos do programa em compromisso com a garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) sejam alcançados. OBJETIVO: Avaliar se houve mudanças na composição dos cardápios e adesão à alimentação escolar ofertada pelo PNAE no estado de Sergipe após a sanção da lei nº 11.947/2009. METODOLOGIA: Estudo observacional, com abordagem quali-quantitativa, a ser realizado em 40 escolas da rede de ensino pública estadual e municipal no estado de Sergipe no ano de 2024 para posterior comparação com dados coletados no ano de 2007. Serão aplicados os mesmos instrumentos utilizados na avaliação realizada em 2007, no que se refere à caracterização das unidades escolares, registro de preparações ofertadas no cardápio, modelos de gestão e percepção dos escolares acerca das refeições do PNAE. Os alimentos ofertados pelo PNAE no dia da coleta de dados serão pesados, para o cálculo da composição nutricional serão consideradas receitas da alimentação escolar, assim como preparações adaptadas com base nas informações fornecidas nos questionários e nas informações dos rótulos dos alimentos coletados. Serão realizadas análises descritivas (frequência e medidas de tendência central) e os dados serão comparados por meio de testes de diferença de médias para amostras pareadas (teste T student pareado se os dados forem simétricos ou Teste de Wilcoxon para distribuições assimétricas), levando em consideração as 40 escolas avaliadas antes e após a lei de 2009.

Presidente - 057.441.356-18 - IZABELA MARIA MONTEZANO DE CARVALHO
Externo à Instituição - CRISTINE GARCIA GABRIEL
Externo à Instituição - MARINA VIEIRA DA SILVA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e