UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAELA NETO DOS SANTOS RODRIGUES
27/11/2023 15:36

DISCENTE: RAFAELA NETO DOS SANTOS RODRIGUES
DATA: 30/11/2023
LOCAL: Sala de Videoconferência
TÍTULO: ALIMENTAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: UMA ANÁLISE NUTRICIONAL, FITOQUÍMICA E DA CAPACIDADE ANTIOXIDANTE
PALAVRAS-CHAVES: Compostos fitoquímicos. Antioxidantes. Valor nutricional. Processamento de alimentos. Alimentação Escolar. Quilombolas.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição
SUBÁREA: Dietética

Introdução: A construção de cardápios escolares ricos em alimentos in natura e minimamente processados, fornece além de nutrientes essenciais, fitoquímicos, um grupo de substâncias com atividade antioxidante e anti-inflamatória, e quando consumidas regularmente, contribuem para a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis. Essas doenças afetam principalmente populações em maior vulnerabilidade socioeconômica, como as comunidades quilombolas, que vivem sob grandes desigualdades perante a sociedade, advindas do seu histórico de luta. Diante desse cenário, o Programa Nacional de Alimentação Escolar, fornece atendimento diferenciado aos quilombolas, por meio da oferta da alimentação, valorização da agricultura familiar e da economia local, sendo uma estratégia no enfrentamento das vulnerabilidades que acometem essa população. Objetivo: Determinar o índice fitoquímico, o teor de polifenóis, o grau de processamento dos alimentos e a capacidade antioxidante total do cardápio ofertado aos alunos quilombolas da rede pública estadual de Sergipe. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal, no qual serão avaliadas 37 fichas técnicas do cardápio mensal das escolas quilombolas estaduais do estado de Sergipe. Serão utilizadas as ferramentas: tabela de composição de alimentos, software Nutrabem Pro®, o índice fitoquímico, o Phenol-Explorer 3.6, a classificação NOVA e a tabela de alimentos antioxidantes, para as análises dos dados. O coeficiente de correlação de Pearson será utilizado para explorar a relação entre a capacidade antioxidante e o processamento de alimentos, e a análise de componentes principais para agrupar as variáveis estudadas.

Presidente - 134.645.744-15 - RITA DE CÁSSIA COELHO DE ALMEIDA AKUTSU
Interno - 2215315 - SILVIA MARIA VOCI
Externo ao Programa - 2132993 - BARBARA MELO SANTOS DO NASCIMENTO

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e