UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DAS GRACAS ALBUQUERQUE MELO
14/11/2023 14:00

DISCENTE: MARIA DAS GRACAS ALBUQUERQUE MELO
DATA: 17/11/2023
LOCAL: A definir
TÍTULO: UNO METAFÓRICO: A GAMIFICAÇÃO COMO PROPOSTA PARA O ENSINO DE METÁFORAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Língua; Metáfora, Metodologia Ativa; Gamificação
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada

O cenário atual da educação brasileira exige que professores ressignifiquem sua prática docente para conectar-se com o estudante contemporâneo, diante das transformações e mudanças de comportamento advindas do uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs). Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo construir um produto educacional na forma de um jogo Eletrônico Educacional (JEE) que permita o engajamento do estudante no processo de construção do saber por meio das canções levá-los ao reconhecimento das expressões metafóricas e seus efeitos de sentido, com o intuito de contribuir com o processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa. O ponto da partida foi o baixo desempenho dos estudantes em letramento em leitura, a problemática se acentua com o período do ensino remoto, proveniente do isolamento social imposto pela Covid 19, detectamos como sequela do período pandêmico, a falta de concentração e foco dos estudantes. As turmas selecionadas para trabalhar com o produto foram as do nono ano do Ensino Fundamental II. O jogo criado, denominado Uno Metáfórico é uma gamificação do jogo de cartas Uno. O suporte teórico que fundamenta a construção do produto baseia-se em : início com o estudo da Linguística Cognitva para adentrar a concepção da Metáfora Conceptual de Lakoff e Johnson (1980); a metáfora na visão dos gramáticos: Cegalla (2005), Lima (2000), Cunha e Cintra(2001), Becharra (2009), Castilho(2010), Bagno(2011); uma abordagem em Gênero do Discurso Bakthin(2003) em destaque o Gênero Canção; Metodologias Ativas na perspectiva de Bacich e Moran (2018) discorro sobre as contribuições da Neurociência , o ensino por gamificação e o professor da contemporaneidade.

Presidente - 1490267 - SANDRO MARCIO DRUMOND ALVES MARENGO
Interno - 2708694 - MARIA APARECIDA SILVA RIBEIRO
Externo à Instituição - AURELINA ARIADNE DOMINGUES ALMEIDA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e