Banca de DEFESA: JAYANA RAMOS SIMÕES
14/11/2023 14:27
O presente trabalho se propõe a estudar a participação da mulher negra na concepção
da música popular brasileira como iniciativa subversiva e contra hegemônica.
Reconheço o relato êmico do trabalho que apresento, enquanto musicista,
compositora e mulher negra. Ressalto a importância de apresentar essas mulheres na
qualidade de donas de suas próprias narrativas. Este estudo parte de uma perspectiva
cultural e destaca a musicalidade e trajetória das artistas da música popular como
instrumento de posicionamento e reflexões socioculturais de gênero e raça que
evidenciam as estratificações sócio raciais elencadas ao longo da história afro-
brasileira. Esta pesquisa é de natureza qualitativa e são utilizados como processos
metodológicos o estudo de trajetória, proposto por Bourdieu, que analisa entrevistas e
o percurso da carreira artística de Luedji Luna e Margareth Menezes; que se une à
Análise do significado da narrativa de suas obras, buscando identificar marcadores
sociais presentes, obstáculos e formas de resistência narradas por elas que, em grande medida, impactam em suas composições. Assim, por meio do estudo do significado da
narrativa suscitado por Bordwell e Thompson, busco compreender os tipos de
significados que podem ser observados e estão intimamente ligados aos processos de
formação de sentidos de suas narrativas. O objetivo é compreender o panorama
contextual, sociocultural e histórico que precede a narrativa de mulheres compositoras
atravessadas por marcadores de gênero e raça e como estas mulheres, por meio da
composição, constroem uma narrativa coletiva subversiva na música popular
brasileira. Utilizo do aporte dos estudos culturais para inferir a influência da ideologia,
do recorte histórico social e linguagem na reprodução da memória do dizer em
detrimento do epistemicídio e colonialidade do poder.
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