Banca de QUALIFICAÇÃO: TATIANE TRINDADE MACHADO
08/11/2023 12:05
A escrita de uma tese não é um caminho fácil. Diante de tantos desafios e encruzilhadas, percebi que estou aqui trilhando cada passo, justificando esse meu caminhar junto da capoeira, o encontro com Jorge Amado e o cinema, além do desafio da filosofia de Deleuze, para tentar compreender porque a capoeira pode ser entendida como saber menor a partir da análise dos filmes Capitães da Areia e Jubiabá. A noção de "saber menor" é um conceito desenvolvido pelo filósofo francês Gilles Deleuze e pelo psicanalista Félix Guattari, quando falam de literatura menor, na obra sobre Kafka. O objetivo central da tese é entender de que maneira a capoeira pode ser apreendida como saber menor a partir da análise dos filmes Capitães da Areia e Jubiabá. Para contar a história da capoeira, criei o personagem Pedro Navalha, entendendo como Deleuze que quando pretendemos escrever, precisamos criar/inventar. O percurso metodológico se deu a partir da cartografia, que nos ajuda a mapear o objeto e o campo de pesquisa, é uma estética criada por Deleuze e Guattari, que nos dá liberdade para nossa própria criação. A partir dessa perspectiva criei o termo cinefalografia, enquanto um procedimento metodológico, que consiste em fazer a grafia dos filmes, analisar as partes em que a capoeira aparece ou está subtendida, utilizando alguns conceitos Deleuze- Guattarianos além da noção de “saber menor”.
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