Banca de QUALIFICAÇÃO: LAILA GARDÊNIA VIANA SILVA
08/11/2023 08:15
No espaço educacional, as discussões acerca das tecnologias englobam não somente as práticas sociais, as possibilidades pedagógicas e as experiências da comunidade escolar como também a construção de sentidos que desenvolvemos diante delas. O presente estudo aborda as implicações do pós-digital existentes na relação entre tecnologias, trabalho e educação a partir das considerações de educadores(as) técnico-administrativos(as) do Instituto Federal de Sergipe (IFS), ao estabelecer diálogos com as atuações profissionais no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica. Dessa forma, o objetivo geral desta tese consiste em compreender a construção de sentidos de Técnicos(as) em Assuntos Educacionais (TAE) e Pedagogos(as) acerca das tecnologias digitais por meio do agir diante do desempenho das demandas e atividades pedagógicas, administrativas e institucionais no IFS. Trata-se de uma pesquisa voltada para a compreensão do agir humano por meio da linguagem, implicado no trabalho prescrito e real desses(as) servidores(as), em situações que envolvem demandas, reflexões e discussões acerca das tecnologias. O desenvolvimento deste trabalho está pautado nos pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo em diálogo com a concepção de gênero da atividade. Os dados serão produzidos por meio de análise documental, questionários on-line e rodas de conversa. Apresento também o levantamento das produções realizadas nos últimos cinco anos acerca da atuação dos(as) TAE e Pedagogos(as) bem como os temas revelados a partir da leitura dos textos. Com a realização desta pesquisa, busco trazer visibilidade ao trabalho desenvolvido pelos(as) participantes, ressaltar a importância desses(as) profissionais frente às discussões em torno da presença das tecnologias no cotidiano educacional, além de contribuir para o desenvolvimento científico e institucional.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19150-8b2e1ce06f