Banca de QUALIFICAÇÃO: HUGO HUDSNEY SANTANA DE SOUZA
26/10/2023 13:21
A leitura de poesia nas práticas educacionais tradicionais, muitas vezes, se concentra na forma em detrimento do conteúdo. A falta de uma abordagem crítica e dialógica no ensino da poesia resulta em uma compreensão limitada desse gênero literário e negligencia a análise de seus aspectos axiológicos. Propomos, nesta pesquisa, o estudo da leitura em uma abordagem ético-discursiva, com foco no livro "Terra Fértil" da poetisa Jenyffer Nascimento. Nossa pesquisa baseia-se nas teorias de linguagem e compreensão da poesia realizadas por Bakhtin (1998, 2003, 2010) e Volóchinov (2017, 2019), destacando as categorias: compreensão ativa, relações dialógicas, centros de valores, autor criador, herói/personagem e autor-contemplador. Para investigar, o processo de transposição didática nos apoiamos nos estudos de Carvalho (2021, 2023) que apoiado nos pressupostos estudo bakhtinianos busca compreender estratégias didáticas no campo da leitura voltada para o domínio das capacidades de ressignificação valorada dos enunciados em uma abordagem discursiva. Por esse caminho, realizamos um estudo de caso a fim de relatar uma experiência de leitura com poema sob a perspectiva dos estudos bakhtinianos. Os resultados esperados deste estudo incluem uma compreensão mais aprofundada da natureza dialógica da poesia, destacando a interação entre o autor, o autor criador, o herói e o leitor. Além disso, a pesquisa concentra-se em demonstrar procedimentos de leitura voltados para a compreensão ativa, identificando os valores ideológicos e axiológicos presentes na linguagem poética. A expectativa é que este estudo contribua para uma abordagem mais enriquecedora e significativa no ensino e na análise da poesia, promovendo uma apreciação do poema sob as dimensões ética, estética e discursiva. A partir da experiência empírica proporemos um caderno pedagógico com as atividades desenvolvidas na pesquisa.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19157-1ea35eac9d