Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DAS GRAÇAS LIMA DOS SANTOS
19/10/2023 08:34
A leitura desempenha um papel fundamental na compreensão e interpretação de textos, sejam eles literários, musicais ou artísticos. Nesse contexto, a compreensão ativa em que o sujeito se posiciona axiologicamente na atividade linguagem, corresponde uma categoria no campo da analise discursiva desenvolvida por Volochinov e Bakhtin. Essa abordagem de estudo de gêneros discursivo busca promover uma interação crítica e reflexiva sobre o processo de criação literária e produção de sentido dos enunciados. A fim de explorar a leitura na abordagem da compreensão ativa responsável, concentramos nas réplicas dos eu-líricos das canções de Noel Rosa e Wilson Batista. O diálogo entre as músicas desses dois compositores, na década de 1930, reflete o contexto cultural e social específico no qual esses compositores estavam inseridos. Ambos foram importantes representantes do samba e suas composições dialogavam com temas relacionados à vida urbana, à malandragem e às tensões sociais da época. Diante disso, a pesquisa propõe análise das relações dialógicas e da compreensão ativa fundamentada nas contribuições dos estudos de Bakhtin (2010, 2011, 2016, 2017, 2020) e Volóchinov (2010, 2017, 2019). Para tanto, investigamos como a compreensão ativa do fenômeno das relações dialógicas estudada pelo círculo de Bakhtin podem contribuir para uma análise aprofundada das relações entre os artistas. A fim de compreender a leitura desses discursos do ponto de vista didático, nos apoiamos na proposta de leitura ético-discursiva com ressignificação valorada (Carvalho, 2021, 2023) a ser desenvolvida em uma turma de 9º ano. Por esse caminho, a pesquisa, de cunho interpretativo, se configura como um estudo de caso, a fim de explorar as possibilidades de desenvolvimento de formação compreensão responsiva sob a perspectiva dialógica, centrada na observação do domínio da capacidade de ressignificação valorada proposta por Carvalho (2023). A pesquisa visa como resultado a descrição da compreensão das relações dialógicas em atividades de leitura das canções de Noel Rosa e Wilson Batista, em uma abordagem didática-pedagógica, tendo como relato a produção de uma oficina de leitura.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19150-8b2e1ce06f